“Um Bourbon para Faulkner” está na programação de terça-feira (29), na Mostra Nacional de Artes Cênicas, com apresentação no Centro Cultural Sesi/AML

A vinda escritor William Faulkner ao Brasil, no ano de 1954 (cinquentenário de São Paulo), é o mote do espetáculo “Um Bourbon para Faulkner”, que integra a programação da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 50+1. A montagem do texto de Marco Antonio Fabiani será apresentada nesta terça-feira, 29 de outubro, às 19 horas, no Centro Cultural SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130).

Episódio real, a “temporada” de Faulkner no balcão do Hotel Esplanada, em São Paulo, é o ponto de partida para a recriação da passagem do Prêmio Nobel pelo Brasil no livro do escritor londrinense Marco Antonio Fabiani. Adaptada para o teatro pelo próprio autor, a peça mostra um artista que nunca fez concessões à fama ou aos modismos literários.

Em agosto de 1954, o celebrado escritor Nobel de Literatura em 1949 foi convidado para um evento no Brasil, uma semana em São Paulo. Gênio da literatura e sujeito intratável, mal-humorado e beberrão, Faulkner era alheio às discussões literárias e ao convívio com escritores e, talvez por isso, o Congresso Internacional de Escritores para o qual foi convidado não tinha para ele a menor importância. Sem cerimônias, trocou o convite do clube literário por uma semana no bar do Hotel Esplanada, na capital paulista.

Em cena, sob direção de Silvio Ribeiro, dois veteranos atores londrinenses: Apolo Theodoro, no papel do escritor, e Donizetti Buganza como o barman  João Clark, neto de imigrantes americanos, com inglês fluente para horas de balcão. Bruno Bazé costura a narrativa dando vida a outros personagens. Das conversas, uma nova visão de mundo emerge à medida em que os copos cheios vão esvaziando, sempre a partir da perspectiva do hóspede ilustre.

 

UM BOURBON PARA FAULKNER
Com Apolo Theodoro, Donizetti Buganza, Bruno Bazé (Londrina – PR)

29 de outubro | 19 horas | Centro Cultural SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Classificação etária: 14 anos
Duração: 60 minutos

 

MOSTRA NACIONAL DE ARTES CÊNICAS – FILO 50 + 1
De 24 de outubro a 5 de novembro
Ingressos:
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Ponto de vendas: Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656) – Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábados, das 9 às 13 horas.
Pela internet: https://www.sympla.com.br/FiloMostraNacionalDeArtesCenicas.
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)
Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf , Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis
Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL).