Dramaturgia vencedora do Prêmio Shell é destaque na programação de domingo (27), na Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2019

Dramaturgia mais recente do curitibano Marcos Damaceno, “Homem ao Vento” coloca o espectador em uma sala de ensaios.  No espaço, nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. As relações aparentemente caóticas entre os personagens – e mesmo entre os atores – vão se transformando no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, o amor e a morte, a ordem e o caos, a memória e a invenção.

“Homem ao Vento”, a mais recente montagem da Cia. Stavis-Damaceno, vencedora do Prêmio Shell em 2018, está na programação da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2019 neste domingo (27), às 19h30, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL.

O texto, escrito por Marcos Damaceno, é dirigido pelo autor junto com Rosana Stavis. O espetáculo segue características comuns aos trabalhos da companhia, como o foco na palavra, com atenção especial dada ao ritmo e à musicalidade das falas. É um espetáculo em que se destaca, além da ambivalência de questões como a ordem e o caos, a realidade e a imaginação, o tratamento e dimensão que estes textos ganham nas vozes dos atores.

No elenco, além de Rosana Stavis, também estão Bruna Spínola (das novelas Pega Pega e Orgulho e Paixão), Bruno Anacleto (da minissérie Dois Irmãos), além de Consuelo Schoemberger, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Lucas Buzato, Marrara Mara e Samuel Gallo.

No espaço, a plateia é disposta em formato de arena, com o elenco no meio do público. “Essa disposição é ideal para ‘Homem ao Vento’, que tem um tom mais intimista na relação entre atores e público”, afirma Damaceno.

Texto: Marcos Damaceno. Direção: Marcos Damaceno e Rosana Stavis. Elenco: Rosana Stavis, Bruna Spínola, Bruno Anacleto, Consuelo Schoemberger, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Lucas Buzato, Marrara Mara e Samuel Gallo. Iluminação: Beto Bruel. Figurinos: Ranieri Gonzalez. Porte art: Foca Cruz. Realização: Cia.Stavis-Damaceno.

 

 

Assessoria de Comunicação
Mostra Nacional de Artes Cênicas
FILO 50 + 1

 

MOSTRA NACIONAL DE ARTES CÊNICAS – FILO 50 + 1
De 24 de outubro a 5 de novembro
Ingressos/espetáculos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Ponto de vendas: Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656) – Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábados, das 9 às 13 horas.
Pela internet: https://www.sympla.com.br/FiloMostraNacionalDeArtesCenicas.
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)
Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf , Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis
Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL).