Fórum de Curadores começa a pensar o FILO 2020

Durante três dias, participantes do Curando apresentarão propostas e provocações para despertar um novo olhar sobre a curadoria do Festival

O Festival Internacional de Londrina – FILO 50+1  começa a pensar e debater a programação do Festival que se pretende realizar em 2020. Para isso, a organização preparou o CURANDO – Fórum de Curadores, que irá reunir  em Londrina, entre os dias 16 e 18 de agosto, profissionais de curadoria e produtores teatrais que irão apresentar ideias, conceitos e propostas para a linha curatorial da próxima edição do FILO.  

Durante três dias, os participantes do CURANDO farão provocações para despertar um novo olhar sobre a curadoria do Festival, analisarão os caminhos a serem percorridos pelo FILO e pela produção das artes cênicas, com o objetivo de oxigenar e renovar a programação do evento. 

O Fórum, que é coordenado pela Profa. Laura Franchi, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), irá reunir profissionais para apresentar propostas de  acordo com suas vertentes de atuação/pesquisa dentro das Artes Cênicas.   

Integram o CURANDO o  jornalista, crítico teatral e pesquisador Valmir Santos; o dramaturgo e diretor Marcos Damaceno;  o professor Mauro Rodrigues, do Departamento de Artes Cênicas da UEL; o ator, diretor e professor Ney Piacentini, da Companhia do Latão; a pesquisadora e performer Stela Fischer e o ator Rogério Costa.

Programação do CURANDO – Fórum de Curadores

Nas sexta-feira, 16 de agosto, os integrantes do Fórum e representantes da Comissão Organizadora do FILO participam de uma reunião para alinhamento de ações e conceitos. 

No período da tarde, das 14h30 às 17h30, acontecem duas mesas do Fórum, no Centro Cultural SESI/AML. A primeira será apresentada pelo jornalista Valmir Santos, que apresentará o tema “A Dimensão Cidadã da Prática da Crítica”. Em seguida o diretor e dramaturgo Marcos Damaceno apresenta a “Dramaturgia da Urgência”. 

Na noite de sexta-feira, às 19h30, no Canto do MARL, o ator Ney Piacentini  apresenta, dentro da programação do Fórum de Curadores, a aula-espetáculo “O Ator Dialético – 20 anos de Aprendizado na Cia. do Latão”. Atividade aberta ao público.

Na manhã de sábado (17), os participantes do Fórum fazem nova reunião com representantes da Comissão Organizadora do FILO. À tarde, das 14h30 às 16 horas, no Centro Cultural SESI/AML, acontecem as mesas “Artes da Cena e Ativismo Poético”, apresentada por Stela Fischer, e “Teatro Universitário: De dentro pra Fora e de Fora pra Dentro”, com Mauro Rodrigues. 

A programação de domingo (18) do Fórum será aberta com a mesa/performance do ator  Rogério Costa, que apresentará das 10h30 às 11h30, na Praça 7 de setembro,  o trabalho “A Flor do Asfalto – A rua enquanto potência estética, poética e política do Teatro”. No período da tarde, das 14h30 às 16 horas, na Casa de Cultura da UEL, o Fórum reúne os curadores participantes com integrantes da comunidade artística de Londrina.  

Na pauta desse encontro de fechamento do Fórum estarão temas que abordarão o teatro feito em Londrina, as influências artísticas e a inter-relação da produção local com o FILO e a cidade. No encerramento do encontro, os curadores farão uma breve análise das produções locais que assistiram durante do FILO 2019 e também apresentarão apontamentos para o FILO 2020.