Ney Piacentini transforma décadas de atuação numa aula-espetáculo em que rememora todos os trabalhos da Cia do Latão

O ator Ney Piacentini é uma referência no teatro brasileiro, uma referência no trabalho “atoral” (como gosta de grafar) e indissociável da trajetória da mítica Companhia do Latão, que ele ajudou a fundar e que já há 30 anos revigora no Brasil como uma das grandes escolas da cena universal – o Teatro Dialético.

No palco há 40 anos, ele atuou em mais de 50 espetáculos, e no cinema em outros 30 longas e curtas-metragens. Para comemorar os seus 40 anos de profissão, o ator preparou uma demonstração de trabalho em que exibe trechos de todas as peças da Companhia do Latão, entremeadas com reflexões sobre o aprendizado atoral pelo qual passou no coletivo paulistano. A aula-espetáculo faz parte da programação do FILO – Festival Internacional de Londrina e acontece na sexta-feira, (16), no Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3241), às 19h30,  e é aberta ao publico. Classificação indicativa: 14 anos. 

A demonstração de processo criativo está vinculada ao livro “O ator dialético: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão” (Hucitec Editora). O principal aspecto desse híbrido entre cena e palestra é a aproximação entre as poéticas atuativas de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht – dois dos maiores nomes do teatro universal, mestres das contradições entre as dimensões internas e externas das personagens – entre as suas subjetividade e objetividades. O  lançamento do livro em Londrina também faz parte da programação do FILO e acontece logo após a aula-espetáculo.

Escrito durante o doutoramento de Piacentini no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), o texto narra o gradativo aprendizado das atrizes e atores que fizeram parte do Latão, na direção de uma interpretação dialética baseada na contradição entre os aspectos internos e externos dos personagens. Na vida, nem sempre o que se diz coincide com o que se faz (e vice-e-versa) e o intuito desse livro é apresentar por quais meios os integrantes da Companhia se apropriaram da dissociação das vias objetiva e subjetiva na atuação – provocadora da transformação dos papeis.

Em um trecho do livro, explica: “Quando estávamos em relação dialógica, em que os personagens reagiam através de suas subjetividades, buscávamos a veracidade nos termos stanislavskianos. Por outro viés, se a dramaturgia nos solicitava uma atitude de narradores, interrompendo o fluxo dramático para nos dirigirmos aos espectadores, a esteira seria brechtiana (…). O Latão não se limitou a um uso estanque desses dois modos, cruzando outras possibilidades, as quais, a meu ver, contribuíram para uma atualização da atuação épico-dramática, rumo a uma contradição formal e conteudística”. Depois do lançamento, o livro poderá ser adquirido na Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral 656), disponível até o final do Festival.

O FILO 2019 é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac, apoio do Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e apoio institucional da Associação Médica de Londrina.


Assessoria de Comunicação FILO

Serviço:

O ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão

Autor: Ney Piacentini

Hucitec Editora                                                                                                              

Prefácio: Iná Camargo Costa                                                                                                                                

Texto de apresentação: Maria Silvia Betti                                                                  

Capa: Pedro Penafiel                                                                                                      

Foto da capa: Sérgio de Carvalho                                                                                               

346 páginas                                                                                                                       

Preço: 60 reais

Festival Internacional de Londrina – FILO 2019

De 15 de agosto a 1 de setembro

Patrocínio:  Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac. 

Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM. Apoio institucional: Associação Médica de Londrina.

Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania

Mais informações: www.filo.art.br