Ativista, atriz e pesquisadora abre conversa sobre a libertação simbólica das amarras impostas ou aceitas pelas mulheres. Às 19h, na loja Ciranda.

Pesquisadora de discursos e questões de gênero e ativismo feminista nas artes cênicas, a atriz e diretora Stela Fischer (SP) apresenta na Mostra Nacional de Artes Cênicas do FILO a ação “O que te prende, mulher?” às 19 horas, na loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656). A atividade faz parte da programação das Paralelas e é aberta ao público.

Stela faz uma intervenção artística e conversa com participantes sobre uma oportunidade de “libertação simbólica” das inúmeras amarras impostas ou aceitas pelas mulheres apenas pelo simples fato de ser mulher. É uma convocação para que as mulheres desfaçam seus nós, identificando, em suas próprias atitudes e discursos, formas de opressão de gênero naturalizadas.

A tese de doutorado de Stela Fischer na Universidade de Sao Paulo (USP) – Mulheres, performance e ativistas: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana – recebeu o prêmio CAPES 2018.