Na comemoração dos 40 anos do grupo, o espetáculo “Tango”, dirigido por William Pereira, volta em cartaz noTeatro Ouro Verde

O Grupo PROTEU está de volta ao palco do Teatro Ouro Verde, depois da emocionante estreia do espetáculo “Tango” no mês de abril, em Londrina. Desta vez, participa da edição 2019 do Festival Internacional de Londrina – FILO + 1. Serão duas apresentações nos dias 28 e 29 de agosto (quarta e quinta-feira), às 20h30.

“Tango” tem texto do dramaturgo polonês Slawomir Mrozek e é dirigido por William Pereira, considerado um dos mais importantes e representativos diretores de teatro e ópera no Brasil. “Conheço Tango desde os anos 1980 e sempre me encantou. Considero um dos grandes textos de teatro do século XX, e sua atualidade é imensa, como todos os grandes clássicos.É um texto que tenho certeza que a Nitis Jacon adoraria. Um texto que se adapta à estética – e a ética – do PROTEU”, completa o diretor..

Como um grande clássico da dramaturgia, “Tango” mostra um conflito de gerações às avessas, uma família de qualquer tempo, numa casa onde quem se incomoda com a falta de regras e valores é o jovem Arthur. Uma releitura contemporânea e nada convencional de Hamlet – em que o príncipe é substituído por um adolescente conservador que desaprova a promiscuidade dos pais.

O jovem tenta impor a ordem para, quem sabe, encontrar um sentido comum às coisas. A avó indecente, o pai manso, a mãe com um duplo senso de moralidade. Um conto cheio de sarcasmo com o idealismo juvenil se transformando em luta pelo poder sem escrúpulos, no velho despotismo. “Um núcleo familiar que sintetiza todo um panorama político, artístico e social de uma época”, explica William Pereira.

Criado em 1978, por Nitis Jacon, com o apoio da Universidade Estadual de Londrina, o PROTEU (Projeto Experimental de Teatro Universitário) foi responsável por realizar montagens ousadas e emblemáticas ao longo de sua história, sendo escola para uma geração de atores e produtores londrinenses.

A montagem de “Tango” apresenta a vivência teatral às novas gerações e permite, a quem viveu aquele grande período de efervescência do teatro de grupo, experimentar mais uma vez a linguagem dos espetáculos do PROTEU, um dos mais importantes coletivos artísticos do teatro brasileiro.

No palco, várias gerações de atores londrinenses: ao lado do diretor William Pereira, estavam os atores Maria Fernanda Coelho, Poka Marques, Mira Roxo e Remir Trautwein, o Mi, falecido em pleno processo de montagem. Somaram-se ao elenco quatro convidados de uma nova geração: Luan Valero, Maíra Kodama, Rogério Costa e Sergio Mello.

FICHA TÉCNICA

Tradução e adaptação: William Pereira | Encenação: William Pereira | Assistência de direção: José Claudio Rodrigues | Elenco: Poka Marques, Maria Fernanda Coelho, Mira Roxo, Remir Trautwein, Sergio Mello, Luan Valero, Maíra Kodama e Rogério Francisco Costa | Direção técnica e iluminação: Raquel Balekian | Assistência de iluminação: Josy Galvão | Trilha sonora: William Pereira | Montagem da trilha sonora: Sara Delallo | Operação de som e contrarregragem: Paulo Castro | Cenotécnica: Igor de Castro Santos e Jeniton da Silva Stein (Coringa) | Cenografia: William Pereira e Gelson Amaral | Pintura de arte: Manoel Cavalcante de Souza Neto | Confecção de cenografia: Poka Marques, Jacqueline Almada, Igor de Castro Santos, Jeniton da Silva Stein (Coringa), Edna Aguiar e Paulo Castro | Figurino: Nélio Pinheiro | Preparação vocal: Silvio Ribeiro | Direção de produção: Jacqueline Almada | Produção: Patrícia Braga Alves | Registro videográfico e fotografia: Emerson Scada – AlmA Londrina Rádio Web | Assessoria de imprensa/Mídias Sociais: DOC Comunicação – Emília Miyazaki e Maria Eduarda Oliveira | Projeto gráfico: Visualitá Casa de Design


INGRESSOS

Os ingressos para o FILO 2019 podem ser adquiridos pela internet no site  www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial e também no Catuaí Shopping e Norte Shopping) e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet – Avenida Harry Prochet, 305 – Box  95 – Terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h).

Ingressos a  R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). O FILO concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei e também dá descontos a clientes e empregados das empresas patrocinadoras. A listagem completa dos benefícios está disponível no site www.filo.art.br

O FILO 2019 é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac, apoio do Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura e da Associação Médica de Londrina.

TANGO

Grupo PROTEU (Londrina)
Dias 28 e 29 de agosto

20h30

Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)

Duração: 150 min.

Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO:

Festival Internacional de Londrina – FILO 2019

De 15 de agosto a 1 de setembro

Patrocínio:  Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac.

Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM. Apoio institucional: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura e Associação Médica de Londrina.

Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

Mais informações: www.filo.art.br


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FILO