Montagens infantis têm forte presença no final de semana de encerramento da 49ª edição do Festival Internacional de Londrina. Teatro de bonecos, palhaços e contos de fadas modernos, para todas as idades
Uma disputa entre um rato e um bebê, um palhaço com uma lhama de estimação e música clássica em um espetáculo de humor: tudo isso pode ser encontrado nas atrações dos últimos dias de FILO 2017. Releituras de contos clássicos infantis, espetáculos que misturam fábulas e situações mais próximas da vida urbana atual, palhaços com muitas acrobacias, dança e humor para todos os públicos estarão nos palcos e nas ruas da cidade de quinta-feira, dia 24, até domingo, dia 27.
O espetáculo “O Rato”, que estará em cartaz nos quatro últimos dias de FILO (24, 25, 26 e 27), segue a lógica das fábulas infantis clássicas, misturando conflitos entre bem e mal, virtude e adversidade, com um toque de grotesco. A Pivete Companhia de Arte, de Curitiba, responsável pela montagem infantil, usa uma linguagem que mistura elementos da cultura pop, do cinema, de quadrinhos, para seus espetáculos relacionados à arte urbana, com uma estética realista. “O Rato” conta a história de uma disputa improvável de um bebê e um rato por uma barra de chocolate e toca em temas como conflito, companheirismo e amadurecimento. A montagem será apresentada no Centro Cultural Sesi/AML na quinta, sexta e sábado, às 18h. No domingo, dentro de uma tenda especial, o espetáculo acontece às 15h, 16h e 17h, no Zerão, ao lado do anfiteatro, com ingressos disponibilizados nos pontos de venda FILO.
De sexta-feira até domingo (dias 25, 26 e 27), o espetáculo “Inka Clown Show” é uma apresentação descontraída e cheia de humor, que conta a história do palhaço latino-americano e sua maleta repleta de surpresas e diversão. A produção da Cia. Circo Rebote, de Brasília, traz a Londrina um espetáculo para todas as idades que vai passar por vários lugares da cidade. Apresentações na Concha Acústica (sexta-feira, dia 25, às 19h); no Zerão (sábado, dia 26, às 16h) e a última na Praça Nishinomiya/Aeroporto (domingo, 27, às 16h).
A releitura de um grande clássico infantil, “Chapeuzinho Vermelho”, será apresentada nos dias 26 e 27 às 19h, no Teatro Mãe de Deus. A montagem é uma mistura dos elementos do clássico com algumas problemáticas atuais da vida urbana das crianças. Contada pela personagem principal, a história fala sobre uma menina com pais ausentes e sem tempo e uma avó doente e solitária, atualizando a fábula e brincando, enquanto permite distintas interpretações a partir das diferentes percepções de mundo de adultos e crianças.
Esta versão, que mistura teatro com dança, música, contação de história e muito humor, é do dramaturgo francês Jöel Pommerat. Texto inédito no Brasil, com elementos que mesclam cotidiano e o fantástico, “Chapeuzinho Vermelho” é atração para todos os públicos.
O último fim de semana do FILO também será marcado pela apresentação do “Concerto Pour Deux Clowns”, da companhia francesa Les Rois Vagabonds. O espetáculo acontecerá no Teatro Ouro Verde nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), às 20h30.
Um pouco diferente dos espetáculos de palhaços que todos esperam, a montagem mistura tradição e inovação, com palhaços que encenam papéis de musicistas clássicos. Grandes nomes como Vivaldi, Strauss e Bach estão na programação de músicas tocadas no palco, mas tudo isso misturado ao mundo de caras pintadas, narizes vermelhos e figurinos extravagantes. O espetáculo mistura acrobacias, música, dança e teatro gestual como uma exploração da arte do palhaço.
Os ingressos para todos os espetáculos em sala fechada disponíveis a Bilheteria Central no Royal Plaza Shopping, no nosso site, e na portaria do teatro, uma hora antes do inicio de cada espetáculo.
Assessoria de Comunicação FILO/ Fotos: Divulgação.
Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2017
De 11 a 27 de agosto
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Unimed.