Performance de Nina Caetano aborda casos de feminicídio e as consequências da omissão diante da violência. Atriz mineira realiza a instalação até o começo da tarde

Franzina, vestida de vermelho, com a boca fechada com fitas plásticas na cor vermelha, a atriz mineira Nina Caetano realizou a performance “Espaço do Silêncio”, no Calçadão, na última quarta-feira, com abordagem sobre feminicídio. A performance volta a ser apresentada na sexta-feira, a partir das 10 horas. A duração prevista é de cinco horas. O evento faz parte da programação gratuita do FILO 2023.

Durante a performance, sobre um lençol branco, ele vai fazendo uma colagem em formato de cruz, com fita adesiva vermelha. Ao pé de cada cruz representada, ela coloca uma etiqueta com dados reais sobre vítimas locais e nacionais de feminicídio. Entre eles, casos de mulheres de Londrina que foram assassinadas.

Em alguns momentos, a atriz Nina Caetano se posiciona em pé e, com os braços estendidos, segura uma folha de papel com um texto sobre as projeções femininas como objeto, além de relatar situações de abuso e violência. Com um olhar incisivo, ela acompanha a leitura de cada um.

No retorno ao trabalho, após o horário almoço, a auxiliar administrativo Rafaela Priscila Palma, parou por alguns minutos para observar a performance. Com o semblante ainda constrangido, ela opinou: “Achei  importante mostrar o que realmente acontece porque, às vezes, a gente fica muito focado naquilo que é legal, prazeroso que não percebemos algo tão sério que acontece ao nosso redor, gerando tantos traumas. Infelizmente, fez e faz parte da realidade de muitas mulheres”

Sobre a importância de nos posicionarmos diante de casos de violência doméstica, Rafaela diz que considera o tema polêmico e que, muitas vezes, não sabe como agir. “É difícil, principalmente quando a própria vítima não se percebe como tal. Tenho a impressão de que podemos piorar a situação se denunciarmos. De qualquer forma é um alerta importante para todos nós”, pondera.

Pós-Doutora em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) e Doutora em Artes Cênicas (ECA-USP), Nina Caetano é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Artes da UFOP, além de professora colaboradora no PPGAC da Universidade Federal da Bahia. Desde 2007 integra o obsCENA, agrupamento independente de pesquisa cênica no qual investiga modalidades cênicas liminares. Tendo como eixo central da sua pesquisa as relações estético-políticas entre feminismos e performance, ela coordena, desde 2013, o NINFEIAS – Núcleo de Investigações FeminIstAS que integra estudantes dos cursos de Artes Cênicas da UFOP. 

Ana Paula Nascimento
Assessoria de Comunicação FILO

Ficha Técnica:

Performance solo: Nina Caetano

 Serviço:

“Espaço do Silêncio” – Performance solo de Nina Caetano (Ouro Preto/MG)

Data: 23 de junho, no Calçadão.
Horário: 10 horas. A duração prevista é de 5 horas.

Gratuito

 

Festival Internacional de Londrina – FILO 2023

De 17 de junho a 2 de julho

 Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Realização: Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa)

Apoio: Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc, Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé Cultural.
Informações: www.filo.art.br
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). À venda https://www.sympla.com.br/produtor/filo