Se Londrina é a “cidade dos Festivais”, por que não usar toda a força dos eventos para criar uma verdadeira corrente entre as várias linguagens artísticas? Promover a participação, interação e compartilhamento de experiências, essa é a ideia do “Festivais Em Transe”, evento sob a coordenação da Comissão Organizadora do FILO e DAC – Divisão de Artes Cênicas da UEL, que pretende discutir uma agenda com a organização dos vários festivais da Cidade, oferecendo uma ocasião para impulsionar ações e reflexões através de mesas redondas com promotores, produtores culturais e representantes do poder público de Londrina.
Nos dias 23 e 24 de agosto, organizadores de diversos Festivais, das mais variadas linguagens são convidados para conversar. “ A ideia é discutir uma agenda única para que cada um dos Festivais consiga participar dos outros de alguma forma, tentamos criar uma rede. O FILO quer atuar como um impulsionador das reflexões e ações”, afirma Maria Fernando Coelho, da Comissão Organizadora do FILO 50+1.
No primeiro dia, na sexta (23), será realizada a mesa “Festivais: Tradição & Inovação – formas e formatos de fazer Festivais. A relação dos Festivais e a Cidade”, das 14h30 das 17h30, no Centro Cultural SESI/AML. O FILO convidou representantes do Festival de Música, Festival de Circo, Kinoarte, Demosul, Festival de Blues, Circulasons, Festival de Circo e Teatro, do Festival Nariz Vermelho e Engatinhando Mostra de Artes desde Bebê. No sábado (24), a mesa vai debater “Formas de Colaboração e Agendas Bem Casadas”, com a participação de representantes do Londrix – Teatro & Literatura, Festival de Dança e Expressões Diversas das Artes Cênicas, Ecoh, Unicanto e Festival do Hip Hop, sempre das 14h30 às 17h30. Assim como o “Curando”, o Fórum de Curadores, o evento é aberto à toda a comunidade.
23 de agosto /sexta-feira
Centro Cultural SESI/AML – 14h30 às 17h30
Mesa 1: Festivais: Tradição & Inovação – formas e formatos de festivais/relação Festivais & Cidade
24 de agosto/sábado
Centro Cultural SESI/AML – 14h30 às 17h30
Mesa 2: Formas de Colaboração – Agendas bem-casadas