Vai começar o FILO 2017, um espetáculo da diversidade

 

Próximo de celebrar 50 anos, Festival Internacional de Londrina terá abertura oficial nesta sexta-feira (11), com Armazém Companhia de Teatro

Les Rois Vagabonds (Foto: Divulgação)

Contagem regressiva para o início da edição dos 49 anos do Festival Internacional de Londrina – FILO, que se prepara para celebrar meio século de trajetória com uma programação inspirada pelo momento histórico atravessado pelo País. De 11 a 27 de agosto, Londrina receberá 78 apresentações de companhias do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e  do Distrito Federal, além de atrações internacionais da África do Sul/Suíça, França, Colômbia e Bolívia.

A Petrobras, apresentadora oficial do FILO, um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina, também é patrocinadora da Armazém Companhia de Teatro, que foi convidada para a abertura do FILO 2017 com “Hamlet”. O espetáculo, que comemora os 30 anos da companhia que nasceu em Londrina e hoje tem sede na capital carioca, será apresentado no dia 11 de agosto, às 20h30, no Teatro Universitário Ouro Verde, logo após a cerimônia oficial de abertura. O grupo volta ao palco no dia 12.

Em seus 49 anos, o Festival Internacional de Londrina abre as cortinas e inaugura o espetáculo necessário, urgente: o espetáculo da diversidade, da tolerância, do humanismo. Espetáculo da troca, da reflexão, das novas propostas.

A programação de 17 dias terá 34 espetáculos que seguem essa  linha. Destaque para a presença de Fernanda Montenegro, pela primeira vez no FILO, com a leitura dramática “Nelson Rodrigues Por ele Mesmo”, nos dias 21 e 22 de agosto.  

Fiel à tradição, o FILO 2017 traz a alegria de mexer com a cidade e a coragem de encarar temas ásperos. Em “Leite Derramado”, da Cia Club Noir, o Brasil patriarcal agoniza com o personagem de Chico Buarque de Holanda (dias 16 e 17, no Teatro Ouro Verde). A perturbadora conexão entre a política e o crime organizado estará presente como uma ferida exposta na dramaturgia de Alexandre Dal Farra, do Tablado de Arruar, e a trilogia “Abnegação” (22,23 e 24 de agosto, na Usina Cultural).

Na programação infantil, espetáculos como “ Por que Todos os Dias São de Sol?” (Artesanal Cia de Teatro – RJ), “O Rato” (Pivete Cia de Arte – PR) e “Chapeuzinho Vernelho” (Rococó Produções Artísticas e Culturais e Projeto Gompa – RS).

Na programação internacional, Londrina vai assistir à montagem “Black Off”, de Ntando Cele, da África do Sul em coprodução com a Suíça. Também estão convidadas a Company Graine Vie e Ilka Schöenbein (França), El Hormiguero Teatro (Colômbia), Affari Esteri (França) e Kiknteatro (Bolívia) e Les Rois Vagabonds (França).

O FILO 2017 terá montagens de teatro, dança, circo, multimídia e música, em espaços fechados e ao ar livre, para a alegria do público de todas as idades. Os espetáculos serão apresentados no Palco Petrobras (Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL), nos teatros Ouro Verde, Mãe de Deus, Usina Cultural, Centro Cultural SESI/AML, Colégio Estadual Marcelino Champagnat e Bar Valentino. O Festival também estará nas ruas, com apresentações gratuitas na Praça Marechal Floriano Peixoto, Zerão, Praça Nishinomyia e Concha Acústica.

Além da programação de espetáculos, o FILO realiza atividades formativas (oficinas, palestras, mesa-redonda, demonstração de trabalho e bate-papos) e traz mais 13 atrações atrações musicais no Ponto de Encontro do Bar Valentino, além do show Buraco da Lacraia Opera House, que encerra a grade artística.

 

BILHETERIA FILO

O ponto oficial de venda de ingressos do FILO é o Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310). Também estão disponíveis ingressos online pelo site www.filo.art.br. O valor é de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). O ponto de vendas funciona das 10 às 22 horas (segunda a sábado) e das 11 às 20 horas (domingos e feriados).

O FILO concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei e também dá descontos a clientes e empregados das empresas patrocinadoras. A listagem dos benefícios está disponível no site www.filo.art.br e no material gráfico do Festival.

O Festival Internacional de Londdrina é uma realização da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e da Universidade Estadual de Londrina e tem patrocínio da Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura/Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Caixa Econômica Federal e Unimed.

Serviço:

Festival Internacional de Londrina – FILO 2017

De 11 a 27 de agosto

Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Direção: Luiz Bertipaglia

Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Unimed.

 

Assessoria de Comunicação FILO

2017-08-16T15:21:32+00:00 10 de agosto de 2017|