“Hamlet Cancelado”, com Vinícius Piedade, traz a reflexão de um artista que chega aos 40 anos e percebe que só o agora é possível

A angústia por aplacar uma frustração e a necessidade de se posicionar diante do próprio ofício movem o monólogo “Hamlet Cancelado”, que o público do FILO vai conferir no domingo (19) e segunda-feira (20), no palco da Divisão de Artes Cênicas UEL, às 21 horas. Dirigido e protagonizado por Vinícius Piedade (São Paulo), o solo mostra um artista às voltas com a suspensão de uma montagem da peça de William Shakespeare na véspera da estreia.

A ideia desse texto surgiu quando Vinícius estava prestes a completar 40 anos, mesma idade que o personagem tem na da montagem. Ele conta que sempre teve a impressão que todo artista pensa em representar um texto clássico, como o Hamlet. E que, quando chegou aos 40, percebeu que não havia mais espaço para a falar “tenho uma vida inteira pela frente para isso”. “E é exatamente que o personagem da montagem vive: faz o que é possível, o Hamlet possível, porque o importante é efetuar o seu devir, o seu desejo”, reflete.

“Hamlet Cancelado” conta a história de um figurante daquela que seria a maior montagem do espetáculo Hamlet já realizada em sua cidade. No entanto, ele recebe uma mensagem poucos minutos antes da estreia, informando que está tudo cancelado e decide construir por conta própria sua adaptação da grandiosa montagem que não ocorreu.  

Para isso, o ator utiliza fragmentos dos textos originais, trechos da proposta do encenador, pedaços dos cenários que estavam sendo construídos e retalhos dos figurinos que estavam sendo feitos, na esperança de levar ao público uma adaptação dessa ousada concepção de direção, oferecendo sua pequena versão da maior obra teatral já escrita. 

“Hamlet Cancelado” é o quinto espetáculo solo de Vinícius Piedade. A montagem dá continuidade à pesquisa autoral do artista que, desde 2000, se concentra em discussões sobre a condição do sujeito contemporâneo e a investigação de assuntos pertinentes a todos, como a identidade, a liberdade e mesmo o viver em sociedade. O processo de construção da peça contou com parceiros como o filósofo e performer Flávio Tonnetti, com quem Vinícius escreveu o texto, e o ator e diretor Fábio Vidal, que orientou a encenação.

 

Juliana Boligian
Assessoria FILO

Serviço:

 

Hamlet Cancelado, com Vinícius Piedade (São Paulo)

 

Quando: domingo (19/06) e segunda-feira (20/06), às 21 horas

 

Onde: Divisão de Artes Cênicas/UEL (Avenida Celso Garcia Cid, 205)

 

Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 12 anos

 

INGRESSOS ESGOTADOS