O Centro Teatral e Etc E Tal  faz estreia nacional do espetáculo “Esperando Beltrano” no FILO 2022

Há 20 anos em cartaz com a montagem “Fulano e Sicrano”, os atores Alvaro Assad e Márcio Moura, do Centro Teatral e Etc e Tal (Rio de Janeiro), sempre eram questionados,  ao final das apresentações, sobre quem seria o Fulano e quem seria o Sicrano. Pergunta que os dois respondiam da mesma maneira: eu sou o Beltrano. E nasceu daí, sem saber que viria a ser, o nome do espetáculo “Esperando Beltrano”, que o público do FILO 2022 confere em primeira mão neste sábado (18) e domingo (19), às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde. Os Ingressos estão à venda à R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/filo2022)

A decisão de estrear nacionalmente a montagem aqui em Londrina foi exatamente pelo carinho que os atores nutrem pelo Festival. “No final dos anos 1990, quando a companhia estava no início e só participava de festivais de teatro competitivamente, fomos convidados pela Nitis Jacon para nos apresentarmos no FILO”  conta Álvaro. Desde então, o Etc e Tal já esteve com outros espetáculos e já montou com os alunos do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) um espetáculo fruto de uma atividade formativa.

Aos curiosos, Álvaro adianta que “Esperando Beltrano” faz sim um trocadilho com uma das mais importantes obras do século 20, Esperando Godot, de Samuel Beckett. “E como o Godot, o Beltrano pode ser o que ou quem a gente quiser”, diz, ponderando que, para ele, Beltrano é o espectador. “Esse encontro com o público foi a coisa mais esperada por nós. Assim como imagino que tenha sido para o FILO também”, completa,  afirmando que o maior desejo da dupla é que os espectadores se divirtam.

Nesta segunda montagem adulta do Centro Teatral e Etc E Tal, Fulano e Sicrano se encontram em escombros de um tablado de teatro e com ele configuram a troca cênica do surreal. O espetáculo apresenta a comicidade na busca das diversas e inusitadas linguagens. 

A pantomima é lugar de pesquisa milenar no teatro gestual. Etc e Tal revigora a cena com sua Pantomima Literária, mesclando narração simultânea a ação em mímica. A classificação indicativa é de 16 anos e o espetáculo tem duração de 60 minutos.

Serviço:

“Esperando Beltrano”, com o Centro Teatral e Etc e Tal (RJ)

Dias 18 e 19 de junho

Horário 20h30

Local: Cine Teatro Ouro Verde

 

Juliana Boligian
Assessoria FILO