O espetáculo teatral “La Scarpetta, Spettacolo Artistico”, do LUME Teatro (Campinas/SP) traz números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos

“La Scarpetta, Spettacolo Artistico”, do grupo LUME Teatro (Campinas/SP) é a grande atração para quem quer curtir em família a programação do FILO 2022 para o final de semana estendido. A montagem será apresentada no Cine Teatro Ouro Verde, na sexta-feira, 24, e sábado, 25, sempre às 20h30. Ainda há ingressos disponíveis. A montagem de repertório do grupo já foi apresentada em vários palcos brasileiros e no exterior (Espanha, Inglaterra, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal e Itália).

 A montagem é o resultado da pesquisa do ator Ricardo Puccetti com direção do palhaço italiano Nani Colombaioni. Nani veio da famosa família de clowns Colombaioni, ativos há seis gerações, desde os tempos da Commedia Dell’Arte, inspiradores e atores do cineasta Federico Fellini (1920 – 1933) no filme “I Clowns” (“Os Palhaços”, de 1970).

 Em um intenso jogo contagiante, o palhaço Teotônio – uma espécie de artista “pau pra toda obra” em que os problemas são um impulso para o brincar – apresenta seu Spettacolo Artistico repleto de números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação. “O palhaço encanta porque fala da nossa humanidade, da nossa finitude, das nossas vulnerabilidades, e sempre nos ensina que podemos rir dos nossos erros e tentar acertar mais uma vez”, destaca o ator e palhaço Ricardo Puccetti, que integra o grupo desde 1988. “Esse encontro que o palhaço proporciona entre pessoas é uma espécie de comunhão e, realmente, provoca um grande encantamento”, acrescenta.

 Sobre o retorno às apresentações presenciais após o período pandêmico, Puccetti diz que o palhaço tem o papel fundamental de “resgatar em nós a importância de estarmos juntos, olho no olho, e rirmos juntos”. “Durante a pandemia nossos encontros foram filtrados por uma tela, não tínhamos mais o toque, tudo o que é ao contrário do que o palhaço proporciona. O palhaço vem trazer essa capacidade revolucionária da transformação, de que o mundo não é estático, que as coisas não estão cristalizadas. Nos lembra da constante transformação da vida humana”, afirma o ator, que já participou de várias edições do FILO.

 O grupo LUME (Prêmio Shell 2013) foi fundado em 1985 e acumula uma trajetória de sucesso. É um núcleo de pesquisa da arte do ator formado por sete-atores criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. O grupo possui atualmente mais de uma dezena de espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

Ricardo Puccetti é ator, palhaço, pesquisador, orientador de atores e diretor. Referência internacional na arte do palhaço, responde pela sistematização da pesquisa do LUME teatro na utilização cômica do corpo, desenvolvendo uma metodologia própria de trabalho.

 

La Scarpetta, Spettacolo Artistico” – LUME Teatro (Campinas/SP)

 

Onde: Cine Teatro Universitário Ouro Verde (R.  Maranhão, 85), em Londrina

 

Quando: 24 e 25 de junho, às 20h30

 

Duração: 80 minutos

 

Classificação: Livre

 

Ingressos na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/filo2022