Montagem ‘Como dançar junto’, da Cia Nua, é atração gratuita nesta segunda-feira, às 11h30, no Calçadão (em  frente ao Ouro Verde), e terça-feira, às 19 horas, no Zerão 

Seguindo a tradição de levar intervenções artísticas gratuitas para espaços ao ar livre da cidade, o Festival Internacional de Londrina – FILO 2023 promove duas apresentações da montagem “Como dançar junto”, da Cia Nua, de Londrina, nesta segunda-feira (19), às 11h30, no Calçadão, e na terça-feira (20), às 19 horas, no Zerão (próximo à Av. Aminthas de Barros)

Em “Como dançar junto”, o espaço público se torna palco para um movimento que vibra com o ritmo da cidade, e atravessa os olhares do espectador que transita por calçadas, ruas e parques. Os artistas em cena buscam expressar, por meio de seus corpos, ritmos e sentimentos, numa “dança tempo presente” que dialoga com a história de cada artista, com suas lembranças e seus sentimentos do passado, e lança um olhar de desejo e curiosidade para o futuro.

Com direção geral e de movimento de Lucas Manfré, a ideia do espetáculo de dança surgiu em 2020, fortalecendo-se e ganhando novos contornos durante a pandemia. Ao propor relações entre a dança-teatro, intervenção urbana e performance, a companhia aponta para reflexões sobre a contemporaneidade das artes vivas e dos diálogos possíveis com as questões que nos movem como cidadãos do mundo.

O espetáculo estreou em 2021, no Museu Histórico de Londrina, como parte do evento comemorativo pelos 87 anos de Londrina. Em “Como Dançar Junto” estão em cena estão os intérpretes-criadores Gabriel Paleari, Lucas Manfré, Náthali Abatti e Thainara Pereira.

A Cia Nua foi fundada em 2019, em Londrina, e realiza pesquisas na área de dança-teatro. A companhia é um dos grupos residentes da Usina Cultural, onde desenvolvem ensaios e apresentações. O repertório do grupo inclui ainda o espetáculo “Outros”.

Assessoria FILO, com informações da companhia

 

Ficha Técnica:

Direção geral e de movimento: Lucas Manfré.
Intérpretes criadores: Gabriel Paleari, Lucas Manfré, Náthali Abatti e Thainara Pereira.
Fotos: Pedro Cremonez.
Costureira: Rosangela Camargo de Paula.
Agradecimento: Usina Cultural
Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).