Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura acontece em Londrina nesta quarta-feira (28), às 9 horas, dentro da programação do FILO, e recebe a diretora de Fomento da Funarte, Aline Vila Real

Nesta quarta-feira (28), às 9 horas, acontece no Sesc Cadeião, dentro da programação do FILO 2023, o Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura com a presença de Aline Vila Real, diretora de Fomento e Difusão Regional da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada do Ministério da Cultura.

Entre os assuntos em pauta, Aline Vila Real vai falar sobre a reestruturação da Funarte, as perspectivas de fomento e de editais a serem lançados. “A relevância de eventos como o Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura, dentro da programação do FILO, um dos festivais internacionais de teatro do Brasil mais longevos, é também a retomada da valorização da participação social na construção das políticas para as artes”, destaca ela. A atividade é aberta a interessados.

A equipe de comunicação do FILO conversou com Aline Villa Real sobre o encontro e as perspectivas para a cultura no Brasil. Confira abaixo:

Depois de tantas perdas para a cultura nos últimos anos, qual é a importância da reestruturação da Funarte?

A Funarte – Fundação Nacional das Artes é uma entidade vinculada ao Ministério da Cultura, criada em 1975, e tem a missão de formular e executar políticas públicas para as Artes no Brasil, promovendo, incentivando e amparando, em todo o território nacional, a prática, o desenvolvimento e a difusão das atividades artísticas. Alcança as áreas de Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro e Música; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.

Neste momento do Brasil, em que temos a recriação do Ministério da Cultura e o fortalecimento da Funarte, temos o grande desafio de estabelecer a Política Nacional da Cultura e a Política Nacional das Artes, consolidando a importância da cultura no Brasil e no mundo, através da participação social, democratização do acesso às artes e à cultura, fortalecendo também o vetor econômico da cultura brasileira.

Qual é a relevância de eventos como o Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura, dentro da programação do FILO, para a retomada cultural pela qual o Brasil está passando?

A relevância de eventos como o Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura, dentro da programação do FILO, um dos festivais internacionais de teatro do Brasil mais longevos, é também a retomada da valorização da participação social na construção das políticas para as artes. A nova gestão da Funarte tem como principal meta retomar a construção e a implementação da Política Nacional das Artes, de modo estruturante, duradouro e que responda às mais diversas expressões artísticas e territórios do país.

A construção do Pacto Federativo do Fomento às Artes é também um passo fundamental para essa implementação. Sua construção permitirá a complementaridade das ações realizadas pela União, Estados e Municípios. Assim como o Minc está em constante diálogo com os entes, sobretudo neste momento de implementação da Lei Paulo Gustavo, através dos Comitês de Cultura, a Funarte também segue atenta às demandas e propostas vindas dos Estados e Municípios, se colocando aberta ao diálogo, ao encontro, compreendendo a sua missão na implementação da Política Nacional das Artes.

A Funarte vem propondo questões de fomento para festivais. Pode falar mais sobre essas ações e também sobre a relevância de promover a cultura como uma política pública?

A Funarte compreende a importância que as Ações Continuadas, como os eventos calendarizados, aqui no caso, os festivais artísticos têm na construção de políticas estruturantes. O fomento a projetos de plano anual de atividades a serem realizadas por grupos e coletivos; espaços culturais independentes ou eventos calendarizados está no planejamento dos Programas a serem lançados pela Funarte ainda esse ano.

O que podemos esperar para o Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura? Pode adiantar alguma novidade nesse momento de renovação?

Estamos muito animados com esse convite para participar do Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura, que nos foi feito pelo FILO. Nossas expectativas são as melhores, dentro do contexto de diálogo, de escuta e de participação coletiva na construção das políticas públicas para as artes. Vamos conversar também sobre os Programas de Fomento às Artes que têm nos mobilizado e dizer um pouco sobre o ambiente em que estamos inseridos no momento.

 

Layse Barnabé de Moraes
Assessoria de Comunicação FILO

 

Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura

Com Aline Vila Real, Diretora de Fomento e Difusão Regional da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada do Ministério da Cultura

Dia 28 de junho

Horário: 9 horas

Local: Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52)

GRATUITO