Performance ‘Bagagem’, do congolês Shambuyi Wetu, será apresentada de terça a quinta-feira, como parte da programação gratuita do FILO 2023

O artista plástico congolês Shambuyi Wetu traz pela primeira vez ao FILO sua performance “Bagagem”, que apresenta um olhar crítico sobre o processo da imigração.  As apresentações serão realizadas durantes três dias: na terça-feira (27), às 11h30, pelo Calçadão; na quarta-feira (28), às 11 horas, no Terminal Central, e na quinta-feira (29), às 11h30, novamente no Calçadão.

Na quarta-feira (28), às 16 horas, no Sesc Cadeião, o artista participa de bate-papo sobre o seu trabalho com o público do Festival. A atividade é gratuita.

Baseado na experiência de mudança de Kinshasa (República Democrática do Congo) para São Paulo, em 2014 – e ao olhar a condição dos imigrantes africanos pelo mundo -, o artista plástico Shambuyi Wetu desenvolveu a performance “Bagagem”. De forma simples, com o seu rosto e uma mala cobertos por um pedaço de ráfia (tecido feito de fibra têxtil de uma palmeira), vestindo um blazer, ele interage com as pessoas que encontra pelo caminho, abrindo espaço para uma série de reflexões sobre o processo imigratório e percepções que temos dos imigrantes.

Nesta montagem, ele coloca um olhar crítico sobre a condição desses imigrantes, que muitas vezes são invisibilizados intelectual e artisticamente. Nessa diáspora moderna, os deslocamentos forçados ou incentivados por diversas questões econômicas e sociais são um tema complexo e desafiador acolhido pelo artista.

Em seu portfólio, Shambuyi possui trabalhos abrangentes em diversos temas, entre eles, ecologia, imigração, ancestralidade e África contemporânea.

No Brasil, o artista chegou a trabalhar na construção civil; após quase dois anos da sua chegada – e com base na sua experiência como imigrante preto na realidade brasileira -, desenvolveu a performance “Bagagem”, que já circulou no Circuito Sesc, Casa Guilherme de Almeida, UNESP e no Museu da Imigração, em São Paulo, e no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação FILO

Ficha técnica

Artista: Shambuyi Wetu.
Produção executiva: Anne Karoline Trindade.
Produção artística: Narany Mireya.

Duração: 60 min.
Classificação indicativa: livre