UM OLHAR ANDINO SOBRE HAMLET
Grupo boliviano Teatro de Los Andes faz livre adaptação da obra shakespeariana em montagem que será apresentada no FILO 2015
“Hamlet”, clássico de Shakespeare, ganha releitura da companhia Teatro de Los Andes, da Bolívia, que traz para o FILO 2015 o espetáculo “Hamlet, de Los Andes”. A montagem será apresentada nos 16, 17 e 18 de agosto, às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205).
O Hamlet criado pela companhia boliviana é um homem dos dias de hoje que, assim como o personagem shakespeariano, perdeu a compreensão de “si mesmo” após a morte do pai. No entanto, nem mesmo a morte basta para interromper a relação. A visão do fantasma obriga Hamlet a enfrentar outra concepção da realidade e o coloca diante de seus ancestrais e de suas raízes.
Enquanto sua imaginação viaja no além, o mundo real vai se despedaçando ao seu redor, e o que sobra é um vazio que não se pode nominar. O grupo colombiano questiona: “Quem é Hamlet? Sou eu? É você? É cada um de nós, que nos perguntamos que somos em realidade? Seria Hamlet o próprio teatro de Los Andes?”
Neste jogo de ser ou não ser, o grupo apresenta o texto de Shakespeare da maneira como os atores o percebem. Desta forma, as dúvidas de Hamlet chegam a romper os limites do personagem para questionar os próprios atores no palco, abrindo a obra para uma leitura metateatral, compartilhando com o público um espetáculo que encarna o paradoxo do próprio teatro.
O GRUPO
O Teatro de Los Andes, que tem sede em Yotala (próximo a Sucre, na Bolívia) foi fundado em 1991 por César Brie, Giampolo Nalli e Naira Gonzáles. Desde a sua fundação, o grupo se empenha em formar um ator poeta, que concebe e cria espetáculos, como parte de um grupo que projeta seu trabalho para fora de seu meio, em encontros, oficinas e em intercâmbios regulares com outros artistas e coletivos teatrais. Nessa jornada, já criou 24 espetáculos.
Depois de 20 anos trabalhando com diretor César Brie, em 2010 o grupo encenou sua primeira peça com um diretor convidado, Diego Aramburo. “Hamlet de Los Andes” revela nova pesquisa estética do grupo boliviano.
Ficha técnica
Hamlet, de Los Andes – Livre adaptação “Hamlet”, de William Shakespeare
Criação e encenação: Teatro de Los Andes
Elenco: Lucas Achirico, Gonzalo Callejas, Alice Guimaraes
Execução musical: Helder Rivera
Texto: Diego Aramburo
Direção coletiva: Diego Aramburo e Teatro de Los Andes
Assistente de direção e dramaturgia: Giulia D’Amico
Idealização e realização cenográfica: Gonzalo Callejas
Desenho de luz: Gonzalo Callejas e Lucas Achirico
Figurino: Alice Guimaraes, Danuta Zarzyka
Direção musical: Lucas Achirico
Produção: Teatro de Los Andes
Coordenação geral: Giampaolo Nalli
Fotografia: V. Saldivar
Hamlet de Los Andes
Teatro de Los Andes (Bolívia)
Dias 16, 17 e 18 de agosto – 20 horas
Divisão de Artes Cênicas – Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)
Drama
Classificação indicativa: Adulto
Duração: 90 minutos
Festival Internacional de Londrina – FILO 2015 – De 14 a 30 de agosto
Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia
Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.
Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal