Com “71 anos e meio”, a aposentada Marli Pereira da Silva viajou sozinha, de São Paulo, especialmente para participar da programação do Festival Internacional de Londrina – FILO 2022. “Acompanhei a liberação da venda dos ingressos pelo Facebook do festival e comprei para todos os espetáculos. E estou encantada com o que vi até agora”, declarou, na última sexta-feira, depois de assistir à montagem “Onipotência do Sonho”, do Centro Teatral e Etc e Tal (Rio de Janeiro). O espetáculo de rua será reapresentado na segunda-feira, às 16h30, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde.
Apaixonada pela arte teatral, contou que foi “picada pelo bichinho do teatro” aos 12 anos, quando assistiu a uma peça de teatro pela primeira vez, com a atriz Berta Zemel, no TBC, em São Paulo: “A Vinda do Messias”. Desde então, procura frequentar espetáculos e até fez teatro da terceira idade na Casa Mário de Andrade. Chegou a trabalhar como assistente da diretora Renata Câmara, no Teatro Escola Macunaíma, em São Paulo. Em 2013, passou a frequentar o Festival de Teatro de Curitiba, mas sempre sonhou em vir para Londrina. “Outra coisa que gostei daqui é que o valor dos ingressos. Incrivelmente mais econômico em comparação a Curitiba e São Paulo”, acrescentou.
“Finalmente, deu certo de eu vir agora e estou muito feliz. E fiz questão de ficar em um hotel na área central para facilitar a minha locomoção. Gosto de chegar um dia antes e ir embora um dia depois. Gosto de ver tudo o que está acontecendo”, pontuou. “É muito bom conhecer tantos trabalhos bonitos. Volto pra casa ‘oxigenada’, cheia de histórias para contar. Aposentei do trabalho, mas não da vida. Agora tenho tempo para fazer o que eu quero”, disse a aposentada, que já chegou a assistir 53 peças em um festival – “uma overdose cultural”.
Dona Marli trabalhou como bancária, funcionária pública e secretária de escola. E já adiantou: pretende voltar em dezembro, assim que o FILO confirmar a realização da segunda etapa. “Vou guardar o meu décimo terceiro para vir de novo!”.
Entrevista a Ana Paula Nascimento / Assessoria FILO
FOTO: Celso Pacheco/ Assessoria FILO