UMA HISTÓRIA LONDRINENSE

Prostitutas, picaretas e gente do povo, amantes de uma terra que mudou os seus destinos. Em “Bodas de Café”, espetáculo da EMT, a trajetória de personagens que semearam a vida em uma terra que tinha tudo para continuar desolada

Geou no Paraná, em 1975. A maior geada que já se viu. Mais do que isso, geou no coração de muita gente, matando a esperança. Mudando destinos.  “Em Bodas de Café”, espetáculo da Escola Municipal de Teatro (EMT), de Londrina, com única apresentação no FILO 2015, a trajetória de uma companhia teatral e a saga de personagens em busca de suas vidas. Hoje, às 20 horas, no Circo Funcart (R. Souza Naves, 2380).

Esse universo de aventuras, fortunas que nasciam e morriam, bordéis de luxo, o mundo dos jacus e picaretas, foi contado, em 1984,  no aniversário der 50 anos de Londrina pelo grupo Proteu, em “Bodas de Café”.

Lançava-se assim, um novo olhar sobre aquela grande epopeia na terra roxa.  Não mais a história oficial, mas a história do povo, dos índios dizimados, das prostitutas.

Com texto e direção de Nitis Jacon e 30 jovens atores em cena, o Proteu fez história. Foi essa própria história da cena londrinense que a EMT quis homenagear ao remontar o espetáculo para homenagear os 80 anos de Londrina.

“Bodas de Café” volta ao palco do FILO 2015 para lembrar também os 40 anos da geada, que mudou a história da cidade, trazendo à cena uma nova geração de atores. Na remontagem, as diretoras Carol Ribeiro e Simone Andrade optaram pelos recursos de  metateatro, expondo o processo criativo.

No palco, apenas objetos cênicos, como escadas, cordas e araras de figurinos. A trupe constrói aos poucos os espaços e as caracterizações.

ESCOLA MUNICIPAL DE TEATRO

A Escola Municipal de Teatro (EMT) iniciou suas atividades em 1995, oferecendo curso regular de interpretação teatral. Em 1997 fez a sua primeira montagem de formatura, “Alice Através do Espelho”, com direção de Paulo de Moraes, e até o final de 2012 realizou mais de 60 montagens teatrais – 30 de formatura de alunos. A EMT está instalada às margens do Lago Igapó I.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Nitis Jacon
Coordenação: Silvio Ribeiro
Direção: Carol Ribeiro e Simone Andrade
Elenco: André Peres, Caio Evangelista, Deley Jones, Filipe Garcia, Igor Brandão, Karin Fornaciari, Mina Kawakami, Mis Nunes, Paulo Hoy, Rafael Santana, Raíssa Bessa, Raquel Sant’Anna, Samia Palma, Simone Andrade, Vitória Reis, Wesley Araújo, Wilson Papeschi
Direção de Produção: Fernanda Fernandes
Produção Executiva: Cláudio Rodrigues
Figurinos: Carol Ribeiro
Costureira: Aparecida Fernandes
Cenografia: Rogério Costa
Iluminação: Romildo Ramalho
Equipe técnica: Roberto Rosa / Romildo Ramalho
Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)
Realização: Funcart – Escola Municipal de Teatro

Serviço:

Bodas de Café
Escola Municipal de Teatro (Londrina – PR)

Dia 16 de agosto, às 20 horas
Circo Funcart (R. Souza Naves 2380)

Classificação indicativa: 16 anos
Duração:  100 min

Ingressos à venda no Royal Plaza Shopping e no local

 

Festival Internacional de Londrina – FILO 2015

De 14 a 30 de agosto

Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Direção: Luiz Bertipaglia

Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.

 

Realização: Ministério da Cultura / Governo