Performance de Nina Caetano expõe o feminicídio e a violência policial nesta quarta e na sexta-feira, às 10 horas, em duas praças de Londrina

 

Levando em conta o dado oficial do ano passado de que uma mulher é morta no Brasil a cada seis horas, de acordo com o Monitor da Violência, não há como passar imune pela performance “Espaço do Silêncio” que a atriz e performer Nina Caetano, de Minas Gerais, apresenta nesta semana, em duas praças da cidade, como parte da programação gratuita do FILO 2023. 

De conteúdo sensível, que escancara temáticas relacionadas ao feminicídio e à violência policial, a intervenção urbana vai chamar a atenção de quem passar na quarta-feira (21) pela Praça Marechal Floriano Peixoto e, na sexta-feira (23), pela Praça Gabriel Martins, no Calçadão, a partir das 10 horas.

Na quinta-feira (22), às 16 horas, a artista ainda participa de bate-papo com o público em evento gratuito no Canto do MARL (Av. Duque de Caxias, 3.241).

Vestida de vermelho, Nina Caetano propõe nesse trabalho um gesto de denúncia e indignação ao ocupar um espaço-lençol branco no qual imprime cruzes vermelhas que dão sequência àquela que cerra sua boca.  Com textos que vão de manifesto poético a pequenas lápides, ela traz à tona violências diárias que exterminam mulheres.

A performance faz parte do Projeto Po-Éticas de Re-existência que busca, a partir da exploração de possibilidades poéticas formativas, visibilizar situações traumáticas relacionadas a violências e opressões sofridas por grupos específicos, inclusive o seu extermínio. Nina Caetano é pesquisadora da cena contemporânea, performer e ativista feminista, realizando trabalhos artísticos que abordam temas como feminicídio ou a dor de mães que perderam seus filhos vítimas de violência do Estado.

Pós-Doutora em Artes Cênicas (UFBA) e Doutora em Artes Cênicas (ECA-USP), é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Artes da UFOP, além de professora colaboradora na Universidade Federal da Bahia. Desde 2007 integra o obsCENA, agrupamento independente de pesquisa cênica no qual investiga modalidades cênicas liminares. Tendo como eixo central da sua pesquisa as relações estético-políticas entre feminismos e performance, ela coordena, desde 2013, o NINFEIAS – Núcleo de Investigações FeminIstAS que integra estudantes dos cursos de Artes Cênicas da UFOP.

Assessoria de Comunicação FILO

 

Crédito foto: Mirela Ferraz

 

Serviço:

“Espaço do Silêncio” – Performance solo de Nina Caetano (Ouro Preto/MG)

Data: 21 de junho, na Praça Marechal Floriano Peixoto, e dia 23 de junho, na Praça Gabriel Martins (Calçadão)
Horário: 10 horas 

Gratuito