O lixo do poder

 

Um grupo de mendigos brinca de ser realeza e, aos poucos, revela a disputa por poder na sociedade

Com uma sátira bem-humorada ao poder e às relações políticas, o Grupo Pombas Urbanas (São Paulo), leva para o palco do Festival Internacional de Londrina (Filo 2015), nos dias 28 e 29 de agosto, um tema que desperta questões sociais.Três mendigos estão numa praça e resolvem brincar  em meio às latas e papelões que catam para a sobrevivência.

Aos poucos, os mendigos saem da realidade e começam a disputar o poder  – sempre presente no cotidiano de todos nós. O convívio vira uma guerra e os escrúpulos são a primeira vítima. A tirania se impõe e ninguém sabe ao certo de que estranha servidão se alimentam os tiranos. Com recursos de sátira e humor, a trama aos poucos revela como a sociedade  e as relações se reproduzem.

“Era uma vez um Rei” é parte das comemorações de 25 anos do grupo Pombas Urbanas, iniciadas ano passado, com a estreia da  montagem e que continuam, em 2015, com o espetáculo “Cidade Desterrada”. Esta peça é fruto da pesquisa dramatúrgica sobre Cidade Tiradentes, bairro onde funciona o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo, local em que desenvolve projetos de arte comprometida.

Com 13 espetáculos montados – a maioria com textos do diretor peruano Lino Rojas (1942-2005), o Pombas Urbanas desenvolve estudo contínuo sobre a cidade de São Paulo, seus moradores e na construção de uma linguagem cênica que traz a poética do jovem brasileiro contemporâneo. Desde a formação, o grupo ministra cursos de teatro em diversos bairros da periferia de São Paulo, transferindo o conhecimento produzido em sua pesquisa para jovens e adolescentes.

Presença constante em festivais brasileiros e nas ações da Rede Brasileira de Teatro de Rua, da qual participa ativamente, o grupo já circulou por países, como Chile, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Cuba.

 

Serviço
Era Uma Vez Um Rei (São Paulo)

Grupo Pombas Urbanas

Dia 28 de agosto (sexta) – 11 horas
Calçadão

Dia 29 de agosto (sábado) – 16 horas

Zerão

Teatro de Rua
Classificação indicativa: 12 anos
Duração:  50 min

 

Mendigos sonhadores divertem estudantes no FILO

Alunos de cinco escolas de Londrina têm uma aula diferente, com muito humor, ao ar livre, na Praça Marechal Floriano Peixoto.  Os estudantes assistiram ao espetáculo “Era Uma vez um Rei”, do Grupo Pombas Urbanas, de São Paulo

Crianças e adolescentes se divertiram com as trapalhadas dos mendigos sonhadores do espetáculo ”Era uma vez um Rei”, apresentado na manhã desta sexta-feira (28), na Praça Marechal Floriano Peixoto. Cinco escolas públicas e particulares de Londrina proporcionaram uma aula diferente aos seus alunos.

A 47ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo 2015) oferece várias oportunidades de acesso livre a bons espetáculos. No total, são 9 (nove) apresentações gratuitas em praças, ruas e outros espaços. Esta é a segunda apresentação que a aluna Polyana Coração, de 14 anos, assiste no FILO. O gênero de humor é o seu preferido. “Achei a peça muito engraçada e as roupas e o cenário lembram muito os dos mendigos que vivem na rua”, destaca.

Para a professora de português Rosimeire Ywamaga, do Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia, oportunidades como esta ajudam o trabalho feito em sala de aula. “Estudamos teatro, então achei que seria interessante assistirem ao espetáculo, que tem uma produção muito boa”, afirma Rosimeire.

As escolas participantes da apresentação na Praça foram os colégios estaduais Antônio de Moraes Barros, Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia e Benjamin Constant, o colégio Pontual e o SESI Paraná. Cada instituição trouxe aproximadamente 40 alunos.

Além da diversão, o Pombas Urbanas, de São Paulo, apresentou para os jovens espectadores uma reflexão sobre o poder e as relações políticas. Na peça, um grupo de mendigos resolve brincar e começa uma disputa pelo poder, colocando em cena a relação entre vítimas, cúmplices e algozes. O espetáculo será reapresentado neste sábado (29), às 16 horas, no Zerão.

 

“Nossos alunos vão apresentar uma peça no Colégio, agora em setembro. Achei interessante trazê-los para este espetáculo, que tem uma temática social e a caracterização dos mendigos”. (Rosimeire Ywamaga, professora de português).

 

“O espetáculo foi como uma aula-laboratório para os alunos terem ideias para a peça deles”. (Mariulza Martins de Lima, professora de ciências).

 

“Essa é a segunda vez que venho ver uma peça do FILO com a escola. Gosto de comédias como essa, atrai muito minha atenção”. (Polyana Coração, 14 anos, aluna do Colégio Padre Wistremundo).

Festival Internacional de Londrina – FILO 2015

De 14 a 30 de agosto

Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Direção: Luiz Bertipaglia

Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.

Realização: Ministério da Cultura / Governo