EGOÍSMO EM TEMPOS DE GUERRA

 

A montagem de um texto inacabado de Bertolt Brecht é atração do FILO com a companhia cearense Teatro Máquina

 

Quatro soldados alemães desertores estão confinados numa casa durante a 1ª Guerra Mundial. Tentam chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos Sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta. O espetáculo “Diga que Você Está de Acordo! MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina (Fortaleza, CE) estreia no FILO 2015, com apresentações nos dias 25 e 26 de agosto, 21 horas, Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159).

“Diga que você está de acordo!” parte dos fragmentos do Fatzer de Brecht, escritos entre 1926 e 1931. A fábula brechtiana se passa na I Guerra Mundial. Na montagem do Teatro Máquina, o grupo se desafia a enfrentar o material textual inacabado e desenvolver uma dramaturgia da cena, explorando a guerra como situação motriz para improvisar e descobrir como a linguagem e o tempo do teatro podem expressar os extremos da espera, da violência e da comunicação.

Na encenação de sua MÁQUINAFATZER, o grupo dá forma ao fragmento em tensão, repetição, engajamento físico e na construção/destituição de uma língua inventada. O espetáculo explora a potência do tempo presente em criação de ação contínua, transfigurando os fantasmas do passado e do futuro no agora da representação.

Brecht desenvolveu os rudimentos da trama, deixando registradas descrições de personagens, poesia, músicas e cenas abertas e muita teoria, mas não concluiu um desfecho.

Ao longo dos anos, a história vem despertando a imaginação de diversos encenadores. O próprio Heiner Müeller (1929-1995), sucessor de Brecht, no  Berliner Ensemble, a companhia de teatro criada pelo alemão, propôs  a sua versão completa em “O Declínio do Egoísta Johann Fatzer”.

O mesmo egoísmo do soldado Fatzer surge como elemento de conflito no grupo de desertores escondidos. Os soldados alemães vivem num confinamento tenso, pois cada decisão precisa ser debatida arduamente, como nos sovietes, os conselhos operários da Revolução Russa, modelo do grupo. Essa dificuldade de comunicação atraiu a diretora Fran Teixeira em sua pesquisa de doutorado.

No espetáculo essa falta de comunicação é reforçada com o recurso do idioma falado pelos atores, uma língua inventada que exige grande engajamento físico e que exige grande engajamento físico e que pontua todo o espetáculo.

Nesta montagem, que comemora dez anos do Teatro Máquina, o grupo investiga a linguagem narrativa, aspectos épicos e modelos de composição.

O grupo se atém mais aos aspectos formais e gestuais de Brecht, não diretamente ao político. “Diga que Você Está de Acordo” foi contemplado, em 203, com o Prêmio Funarte Myriam Muniz de estímulo a novas montagens e contou com a tutoria do ator e diretor argentino Guillermo Cacace.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Fran Teixeira e Teatro Máquina, a partir do Material Fatzar, de Bertolt Brecht

Direção: Fran Teixeira

Elenco: Fabiano Veríssimo, Felipe de Paula, Márcio Medeiros, Levy Mota, Loreta Dialla

Tutoria: Guillermo Cacace

Colaboração: Júlia Sarmento, Michael Wehren (Friendly Fire), Stephane Brodt (Amok Teatro)

Registro dos encontros: Guilherme Bruno

Produção: Fran Teixeira, Levy Mota e Ana Luiza Rios

Criação de sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob (orientador), Marcos Paulo Leão (assistente), Israel Silveira (assistente), Glauber Bass, Laylton Maia, Marcelo Freitas, Marcos Au Coleho, Matheus Ramilen, Rami Freitas, Saulo de Castro e Tuilla Cláudia

Cenografia: Frederico Teixeira

Cenotecnia: Fernando Casari (orientador), Diego Brito, Gabura Mn, Israel Silveira, Jacqueline Brito e Pedro Moreira

Objetos cenográficos: Alex Ferreira

Iluminação: Walter Façanha

Figurino: Diogo Costa

Costureiras:  Francisca Maria, Olaíde Baía e Tetê Ferreira

Adereços de couro:  Muñoz Aguirre

Arte gráfica: Fernanda Porto

Vídeos: Andrei Bessa

Fotos: Deivyson Teixeira

Assessoria de Imprensa: Ari Areia e Eduarda Talicy

Operação de som: Ana Luiz Rios e Fran Teixeira

Operação de luz: Ciel Carvalho

Áudio-intervenção Voz de gente para ouvir: Coprodução Friendly Fire e Teatro Máquina.Vozes: Ana Luíza Rios, Fabiano Veríssimo, Felipe de Paula, Fran Teixeira, Helena Wölfl, Levy Mota, Loreta Dialla, Márcio Medeiros, Melanie Albrecht, Michael Wehren

SERVIÇO

 

Diga que Você Está de Acordo! MÁQUINAFATZER

Teatro Máquina (Fortaleza, CE)

25 e 26 de agosto – 21 horas

Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)

Drama

Classificação indicativa: 18 anos

Duração: 55 min

Ingressos à venda – R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada)

Festival Internacional de Londrina – FILO 2015

De 14 a 30 de agosto

Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Direção: Luiz Bertipaglia

Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.

Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal