Estão abertas até 26 de outubro as inscrições para as oficinas gratuitas da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 50 +1. Oportunidade para quem quer ter experiências com importantes nomes ligados às artes cênicas: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Mário Bortolotto (Cemitério de Automóveis), Valmir Santos (Teatrojornal) e Ney Piacentini (Companhia do Latão).
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail paralelas.filo@gmail.com (até 14 horas). É preciso indicar, no “assunto”, qual é a oficina desejada e anexar um breve currículo e uma carta de intenção. Os selecionados serão comunicados também por e-mail. Confira:
EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS PARA O ASSOCIATIVISMO
Ney Piacentini (São Paulo – SP)
Dias 1 e 2 de novembro | Das 10 às 13h | Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656)
O ator, professor e pesquisador Ney Piacentini traz toda a sua experiência de mais de 40 anos na área, para uma oficina com exercícios e jogos teatrais nos quais o foco é a expansão da criatividade coletiva e individual, promovendo a integração, a solidariedade e a colaboração em grupo. Os jogos propostos estimulam a escuta, a sensibilidade e a imaginação, fundamentais para a reinvenção do indivíduo na sociedade. Na última parte da atividade, um panorama geral e discussões sobre gestão cultural cooperativada. São 20 vagas e três horas de duração.
Um dos fundadores da Companhia do Latão, Piacentini direciona o trabalho a gestores (e aspirantes), professores, arte-educadores, pedagogos, psicólogos e terapeutas, facilitadores e multiplicadores sociais, estudantes de licenciatura em Artes Cênicas (teatro, dança e circo), Música e Artes Plásticas, docentes e discentes da área de humanas. Para participar, não é necessário ter experiência com teatro.
INICIAÇÃO À PRÁTICA DA CRÍTICA DE TEATRO
Valmir Santos (São Paulo – SP)
Dias 1 e 2 de novembro | Das 14 às 17h | Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656)
O jornalista, crítico e pesquisador Valmir Santos, idealizador e editor do site Teatrojornal, propõe uma oficina a partir do mapeamento do panorama histórico do trabalho de recepção crítica no jornalismo brasileiro, discutindo os procedimentos técnicos, estilísticos, éticos e relacionais que levam em consideração as dimensões cidadãs, formativas e reflexivas.
Durante as atividades, serão abordados temas como o desafio de circunscrever o pensamento em palavras sem distinção de ideologia ou gosto pessoal. Entre os objetivos, instigar o princípio da autocrítica em todas as instâncias. Público-alvo: artistas, estudantes de Artes Cênicas, de Jornalismo, de Letras, de Filosofia, de História ou qualquer cidadão interessado em refletir a partir da arte. Com quatro horas de duração, esta oficina ofertará 10 vagas.
A RUA COMO ESPAÇO DO ENCONTRO
Eduardo Moreira/Grupo Galpão (Belo Horizonte – MG)
Dia 2 de novembro | Das 16 às 19h | Canto do MARL (Av. Duque de Caxias, 3241)
Fundador e diretor artístico do Galpão, Eduardo Moreira vai abordar a experiência do grupo com o teatro de rua: como as personagens são construídas, a voz e a dicção e a performance em si, jogos coletivo e a relação com o espaço e o tempo. A oficina terá três horas de duração e 20 vagas.
Com sede em Belo Horizonte, o Galpão existe desde 1982. É uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, ligada fortemente à tradição do teatro popular e de rua. Ator premiado, Eduardo Moreira participou das 24 montagens do Galpão. Também é dramaturgo e dirigiu espetáculos em parceria com diferentes companhias do Brasil e do exterior, além de atuar no cinema, com participações em longas e curtas-metragens.
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NO TEXTO TEATRAL
Mário Bortolotto (São Paulo – SP)
Dia 5 de novembro | Das 14 às 17h | Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Av. Arthur Thomas, 342)
O diretor, ator e dramaturgo Mário Bortolotto conduz esta oficina de dramaturgia, tendo como referência a metodologia da interação entre os participantes, seguindo o princípio do bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934), que se dedicou a estudar os filtros entre o homem e o meio onde vive. Os participantes terão a oportunidade de criar um texto dramático a partir da valorização do contato e do diálogo, experiência de vida, conhecimento cultural e antropológico de cada participante.
Os exercícios de criação propostos partem de um olhar atento e crítico do processo de construção das personagens e apontam caminhos mais seguros para a redação do texto final. Oficina com 20 vagas e três horas de duração. Mário Bortolotto escreve para teatro desde 1981 e é autor de mais de 40 peças; recebeu o Troféu APCA pelo conjunto da obra e o Prêmio Shell de melhor autor por Nossa Vida não Vale um Chevrolet. Tem vários livros publicados, entre eles, volumes dedicados às suas peças.
Foto: “Nós”, espetáculo do Grupo Galpão (Crédito: Guto Muniz)
Assessoria de Comunicação
Mostra Nacional de Artes Cênicas
FILO 50 + 1
Serviço:
MOSTRA NACIONAL DE ARTES CÊNICAS – FILO 50 + 1
De 24 de outubro a 5 de novembro
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Pela internet: https://www.sympla.com.br/
Ponto de vendas: Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656) – Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábados, das 9 às 13 horas.
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)
Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf , Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis
Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL).