Espetáculo ‘Pret(a) – Resquícios de uma Mulher Só’, com Thainara Pereira, será apresentado neste domingo, às 16 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura UEL
Dedicando-se à pesquisa sobre o feminino negro desde 2018, a atriz Thainara Pereira apresenta seu trabalho autoral “Pret(a) – Resquícios de uma Mulher Só” neste domingo, às 16 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura UEL. Os ingressos estão esgotados, mas haverá fila de espera e, caso haja desistências, a bilheteria será aberta.
A montagem é uma contação de histórias inspiradas em textos recolhidos do livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, de Jarid Arraes, escritora, cordelista e poeta cearense da nova geração. A dramaturgia da atriz e contadora Thainara Pereira parte dessa referência literária para revisitar histórias de três mulheres que lutaram durante a escravidão: Mariana Crioula, Dandara dos Palmares e Zacimba Gaba. “A minha motivação em pesquisar essa temática surgiu a partir do apagamento de histórias pessoais na minha própria família. Comecei e me deparei com o livro de Jarid, focado na linguagem de cordel”, conta.
Sobre o critério de seleção das histórias, Thainara pontua que foram os caminhos diferentes que as protagonistas assumem em sua trajetória de luta. “São histórias que mostram a vulnerabilidade da mulher, do ser humano como um todo. Parece haver sempre uma cobrança de que as mulheres pretas precisam ser guerreiras, fortes, mas os caminhos de sobrevivência são complexos”. “Estou muito emocionada em poder apresentar esse trabalho no FILO”, complementa.
Durante a encenação, não se sabe ao certo o que é verdade e o que é lenda – pois é um passado que não se conta. Mas o presente é vivo e pulsa tanto quanto as canções que permeiam as cenas, fazendo o espectador olhar para trás e, assim, compreender melhor a própria história, sem permitir que muitas delas caiam no esquecimento.
Patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o espetáculo estreou no final de 2019, realizando seis apresentações em escolas e duas em espaços públicos abertos.
Ana Paula Nascimento
Assessoria de Comunicação FILO
Ficha técnica:
Contadora / dramaturgia: Thainara Pereira.
Orientação de dramaturgia: Raquel Sant’Anna.
Orientação musical: Paulo Vitor Poloni.
Orientação cênica: Vanessa Nakadomari.
Preparação corporal: Náthali Abatti.
Desenho de luz: Carol Vaccari.
Iluminadora: Gabrielly Arcas.
Figurino: Alex Lima.
Material gráfico: Dalton Albertin.
Crédito/foto: Fabio Alcover – Divulgação
Atualizada em 25/06/23, às 13h15