NA ESTRADA DA ILUSÃO

 

No espetáculo “BR- Felicidade”, do Teatro Kaos, de Londrina, dois personagens buscam a felicidade e, por algum motivo, voltam sempre ao mesmo lugar

O espetáculo “BR-FELICIDADE” traz a história de João e Maria, personagens que vivem nas ruas das grandes cidades, sem qualquer dignidade.  Um é bêbado e a outra, submissa, incapaz de resistir às vontades e decisões do companheiro.  Os dois vagam com seu velho carrinho de reciclagem, mendigando e revirando caixotes de lixo.

Por caminhos incertos, eles procuram o lugar ideal, uma cidade imaginária, porém sempre voltam ao mesmo lugar, como se de lá nunca tivessem partido. Um terceiro personagem permeia a história, tentando vender ilusão a partir de um discurso aparentemente democrático.

Esta montagem londrinense mostra, por meio de João e Maria, um Brasil do século 19 à procura de seu caminho e de seu papel na nova ordem mundial.  “A violência presente em alguns momentos desta montagem quebra a barreira entre os espaços da representação lúdica e do real, do concreto, levando intérpretes e espectadores a confrontarem a realidade que os unem e que, ironicamente, os separa”, diz Edward Fão, diretor do espetáculo.

COMPANHIA

O Teatro Kaos foi criado em 1988, em Santa Catarina. Participou de festivais e realizou turnês do espetáculo “Baden-Baden: o acordo” no Brasil, Argentina e Uruguai (1994 e 1995), além de Espanha e Portugal (1996). Na época, a companhia fixou-se em Lisboa, onde desenvolveu um projeto de formação de atores e fomento de ações voltadas à criação de novos públicos. Também ocupou três espaços na capital portuguesa, incluindo sede própria.

Em 2010, o Teatro Kaos retornou ao Brasil e se estabeleceu em Londrina. Em parceria com a Vila Usina Cultural, tem desenvolvido ações de formação e produção. Neste período, o grupo produziu três espetáculos: “Fim de Partida” (45 apresentações em cinco estados brasileiros), “Baden-Baden: o acordo” (mais de 100 apresentações em seis estados) e “In Certeza” (duas apresentações). 

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia | Encenação | Paisagem sonora: Edward Fão

Intérpretes: Gustavo Garcia, Bruna Cassemiro e Ricardo Bagge

Cenografia | figurino (criação): Alex Lima

Designer gráfico: Ricardo Bagge

Assessoria de Imprensa: E-Lectra Comunicação

Apoio Cultural: Vila Usina Cultural

Patrocínio: Prefeitura de Londrina/Promic

Realização: Cia Teatro Kaos

Serviço
Cia Teatro Kaos (Londrina – PR)

Dia 18 de agosto – 21 horas
Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)

Teatro do Absurdo
Classificação indicativa: 14 anos
Duração:  55 min

Festival Internacional de Londrina – FILO 2015

De 14 a 30 de agosto

Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Direção: Luiz Bertipaglia

Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.

Realização: Ministério da Cultura / Governo