Grupo de Rosa do Ventos, de Presidente Prudente (SP), apresentou seu circo-teatro no FILO 2015 sábado e volta a se apresentar neste domingo (23), no Zerão
Um grande público se formou na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), no centro de Londrina, para acompanhar o espetáculo “Saltimbembe Mambembancos”, que o grupo Rosa dos Ventos apresentou sábado pela manhã no FILO 2015. Os atores/palhaços do grupo de Presidente Prudente (SP) arrancaram muitas risadas de uma plateia participativa, que se entregou às palhaçadas da trupe paulista. O espetáculo poderá ser visto novamente neste domingo (23/8), às 16 horas, no Zerão.
“Saltimbembe Mambembancos” mistura teatro e números circenses clássicos, com técnica apurada do palhaço, malabarismo, acrobacias e perna de pau. A trupe, que dá vida aos palhaços Dez pras Sete, Beterraba, Custipil de Pinoti, Madureira e Nicochina (o “maestro”), é mestre na arte do improviso, não perde uma piada e prega peças na plateia o tempo inteiro.
Todos entraram no jogo dos palhaços e alguns foram convidados a participar dos números dentro do pequeno picadeiro instalado ao ar livre. Nicochina, um verdadeiro homem-banda, multi-instrumentista, garante uma trilha sonora à altura do espetáculo, com músicas animadas, sonoplastia e onomatopeias, que completam no tempo exato cada piada.
O ator Fernando Ávila, o palhaço Dez pras Sete, conta ser esta a primeira vez que o Rosa dos Ventos participa do FILO com um espetáculo na programação. “Já estivemos em outros festivais e mostras em Londrina. Mas no FILO só tínhamos participado como público, onde conhecemos outros grupos, que foram importantes para a nossa formação”, revela. Inclusive, foi durante o FILO que um dos números do espetáculo da trupe nasceu. “Em uma das vezes que viemos para Londrina conhecemos o palhaço Xupaki, que nos inspirou a criar a cena do sorveteiro”, conta.
Confira a opinião dos espectadores que assistiram “Saltimbembem Mambembancos” na Prça Marechal Floriano Peixoto:
“Achei muito legal o espetáculo, principalmente a interação com o público. Os meninos são demais! E a participação no número foi sensacional “(ela foi uma das pessoas da plateia, juntamente com seu irmão, a serem convidadas pelos palhaços a entrar no picadeiro)
Priscila Beatriz Carneiro – atriz e veterinária
“Eles são muito engraçados! O grupo é de minha cidade (Presidente Prudente/SP) e já tinha visto o espetáculo outras vezes, mas eles mudaram bastante nesta apresentação. O interessante é que o espetáculo diverte tanto as crianças quanto os adultos.”
Talita Grassara de Freitas – professora
“Achei excelente a apresentação. E também é muito importante que aconteçam espetáculos assim na rua. Isso deveria acontecer com mais frequência. Quanto mais, melhor para a cidade e para o público – melhora a qualidade em termos de cultura, afinal a arte tem o poder de mudar o mundo.”
João Magalhães – mecânico de aeronaves