GRUPO POTLACH (ITÁLIA)

Mergulho multimídia no mar de Júlio Verne

Atores e cenário digital contracenam em releitura do clássico que celebra 250 anos

O capitão Nemo e o seu submarino Náutilus encantaram gerações com suas incríveis aventuras no fundo dos mares. Desde que à história surgiu, em 1869, ainda em forma de folhetim nas páginas de um magazine parisiense, “Vinte Mil Léguas Submarinas” vem se prestando a incontáveis adaptações – do cinema à TV, dos quadrinhos à animação, pioneiro num gênero que ainda viria a se chamar “ficção científica”.

Neste 2019 em que completa 250 anos de seu surgimento, o clássico de Julio Verne ganha do Teatro Potlach uma inusitada versão teatral. Pelas mãos do grupo italiano, os efeitos de imagens visionárias sugeridas pelas páginas do livro são reconstruídos a partir da união de narrativas próprias do teatro dramático com as técnicas de cenografia digital.

As descobertas científicas, suas aplicações e implicações são o substrato das invenções propostas pelo Potlach para contar a saga daqueles novos heróis que ousavam confrontar o futuro. Multimídia, o espetáculo retoma e atualiza temas da relação entre homem e natureza, atravessando questões relacionadas ao meio ambiente, à ecologia e a problemas existenciais importantes a partir de um ponto de vista social.

Esses temas urgentes se potencializam no trabalho interdisciplinar entre teatro, música, cenografia digital e videoarte. O resultado no palco é uma simbiose entre as ações dos atores e os componentes interativos proporcionados pelas novas tecnologias.

Os recursos multimídias permitem ao ator se integrar à estrutura dramatúrgica. Para isso, as narrativas de Julio Verne ganharam uma nova escritura, conduzida por Pino Di Buduo, diretor do Potlach, com a colaboração dos estudiosos de teatro Raimondo Guarino e Stefano Geraci, docentes da Universidade de Roma Três.

FICHA TÉCNICA

Direção: Pino Di Buduo
Com:Daniela Regnoli, Nathalie Mentha, Marcus Acauan , Giovanni Di Lonardo , Gabriel Delfino Marques
Técnica de Som e Imagens: Zsofia Gulyas
Cenografia e Iluminação: Luca Ruzza
Cenografia digital: Aesop Studio e Mopstudio
Maquiagem e Figurinos: Laura Colombo
Assistente de Direção: Zsofia Gulyas

Classificação etária: Livre

Duração: 60 min

Data: 31/08/2019 - 20h30

Cia: Teatro Potlach

Local: Cine Teatro Ouro Verde R. Maranhão, 85 - Centro, Londrina - PR

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/622/31-08-2019/pr/londrina/vinte-mil-leguas-submarinas