GRUPO PROTEU (LONDRINA – PR)

Vivas, aplausos. O Proteu está de volta

Vinte anos depois de sua ultima montagem, o icônico grupo criado por Nitis Jacon comemora seus 40 anos

Foi lindo de ver. Durante três dias seguidos  o Cine Teatro Ouro Verde estava lotado. Nas poltronas, balcão e corredores, três gerações de londrinenses celebravam o retorno aos palcos (20 anos depois de sua última montagem) do mais icônicos dos grupos de teatro do Paraná – o Proteu, uma ousada experiência do teatro independente brasileiro, escola de centenas de atores e atrizes, diretores, cenógrafos – enfim, trabalhadores da cultura, como sempre se referiu a eles a inventora de toda essa magia, grande alma  da cultura brasileira, a diretora Nitis Jacon, fundadora do FILO.

Criado em 1978, o Projeto Experimental de Teatro Universitário produziu espetáculos memoráveis. Foi com o Proteu que o escritor Mario Prata estreou na dramaturgia (“Salto Alto” fez história); foi do Proteu a primeira encenação da então proibida “Gota D’Água”, de Paulo Pontes e Chico Buarque. O Proteu contou a história de Londrina com “Bodas de Café” e “ZYLondrina”. O Proteu formou formou plateias e artistas que, além das montagens anuais, produziam um festival , o FILO.

O premiado diretor William Pereira começou sua história no grupo e foi dele a sugestão da montagem que traria o Proteu de volta à ribalta.”Tango”, texto do dramaturgo polonês Slawomir Mrozek. Ao lado dele na empreitada, outros quatro “clássicos” da cena londrinense – Maria Fernanda Coelho, Poka Marques, Mira Roxo e Remir Trawtwein, o Mi, falecido em pleno processo de montagem  – e mais  quatro convidados de uma nova geração, Luan Valero, Maira Kodama, Rogério Costa e Sérgio Mello.

“Tango” mostra um conflito de gerações às avessas, uma família de qualquer tempo, numa casa onde quem se incomoda com a falta de regras e valores é o jovem Arthur. Uma releitura contemporânea e nada convencional de Hamlet – em que o príncipe é substituído por um adolescente conservador que desaprova a promiscuidade dos pais.

Patrocíno: PROMIC

Apoio: UEL, Visualitá, DAP, Overloque, Santeria, SETA Nossa Escolha, Hotel Crillon, Projeto Encantação, Dança de Salão, Folha de Londrina e Poka Marques.

 

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 150 min

Data: 29/08/2019 - 20h30

Cia: Grupo Proteu

Local: Cine Teatro Ouro Verde R. Maranhão, 85 - Centro, Londrina - PR

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/621/29-08-2019/pr/londrina/tango