Teatro Humo Negro
Quiero Decir Te Amo
Sinopse:
GRUPO HUMO NEGRO ( SAN MARTÍN DE LOS ANDES - ARGENTINA)
O amor e suas cartas marcadas
A história de um amor que não acontece no encontro dos corpos, mas na dança secreta das palavras
A Patagônia é território de uma beleza estranha que nos remete ao remoto, ao frio e árido isolamento. É de lá, do interior da Argentina, mais precisamente de San Martín de Los Andes, que o grupo Humo Negro (Fumaça Negra) se lança para contar uma história de amores secretos, platônicos, impossíveis.
A distância dos grandes centros de produção teatral levou os integrantes do grupo a buscar mais uma vez satisfazer a necessidade de gerar intercâmbios com referências da cena teatral cosmopolita argentina. Dessa vez o escalado para dirigir o Humo Negro foi o premiado diretor Juan Parodi, reconhecido por sua produção artística, sua sensibilidade e compromisso criativo.
O desafio da montagem foi dar corpo e alma para o texto “Quiero Decir te Amo” (“Quero Dizer te Amo”) de Mariano Tenconi Blanco, um dos expoentes da dramaturgia latino-americana. A peça é um jogo epistolar de forte apelo melodramático.
Na trama, duas mulheres encontram na literatura um refúgio para as incertezas do amor. Uma delas se apaixona por um homem que conhece num acidente automobilístico e começa a lhe enviar cartas de amor, que logo são encontradas pela esposa do destinatário. Essas cartas passam a ser a fonte de inspiração para os escritos do diário íntimo da esposa.
A obra de Tenconi Blanco chama a atenção por sua simplicidade cênica e sensibilidade, reforçada pela cenografia de Valeria Conte Mac Donell. Quem dialoga não são apenas os personagens, mas principalmente os textos, revelando um amor que não se materializa no encontro dos corpos, mas apenas no choque das palavras. A ficção aqui é uma proposta de resistência à realidade. “Quiero Decir te Amo” estreou em 2016 e desde então vem excursionando por toda a América Latina e, mais recentemente, Estados Unidos e Europa.
FICHA TÉCNICA
Autor: Mariano Tencon Blanco
Intérpretes: Jorgelina Balsa e Nidia Cassis
Cenografia: Valeria Conte Mac Donell
Figurinos: Jorgelina Balsa e Juan Parodi
Assistente de Direção e Técnica: Santiago Ferreria
Produção: Grupo Humo Negro
Direção: Juan Parodi
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 50 min