OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIA (RIO DE JANEIRO – RJ)

Tantos parabéns, tantas primaveras

As  mágicas revelações de uma data querida que nos acompanha por toda a vida

Uma festa de aniversário é sempre um ritual de significados profundos na vida de todos nós – e é celebrada de diversas maneiras e por inúmeras culturas nos quatro cantos do mundo. A redução de seu significado na sociedade de consumo sempre chamou a atenção dos componentes do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que nesta sua nova montagem nos leva a um mergulho cheio de surpresas, revelações e descobertas ao redor desta data querida.

“Festa de Aniversário” celebra o nascimento, a vida e a comunhão. A peça é construída sobre três pilares poéticos: o Tempo, contado através das estações do ano, das primaveras, com sentido de transformação e amadurecimento; o Bolo, signo de comunhão, e o Presente, um objeto ou simples augúrio como símbolo de oferecimento. Cada um desses eixos narrativos conduz a tradições diversas: os mitos gregos de “Deméter” e “Rei Midas”, a história “João Esperto Leva o Presente Certo”, de matriz norte-americana e o conto tradicional russo “Vassalissa”.

Em cena, Cadu Cinelli, Edison Mego e Warley Goulart utilizam tapetes e outros objetos de tecido que servem de cenário para as histórias escolhidas. Para o mito “Deméter”, Edison Mego costurou um poncho que vai se abrindo, com bolsos internos de onde deuses gregos surgem para compor a história do porquê das estações do ano. Em “Midas”, Cadu Cinelli e Edison Mego criaram um extenso pergaminho, dividido em quadros que, no desenrolar, vão ilustrando o mito do rei da Frígia. Há ainda uma casa tridimensional e um grande bolo de festa que se remodela para acompanhar as histórias.

O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias existe há 20 anos e durante todo esse tempo seu criador, Warley Goulart viaja o País promovendo oficinas em que utiliza tapetes e outros suportes plásticos de tecido como cenários.

FICHA TÉCNICA

Direção: Cleiton Echeveste
Com: Warley Goulart, Edison Mego e Cadu Cinelli
Cenários: Os Tapetes Contadores de Histórias
Luz: Rodrigo Menezes
Fotos: Renato Mangolin
Stand In de Cadu Cinelli: Rosana Reátegui
Assistente de Direção: Eduardo Almeida
Assistente de Cenografia: Manoel Gonçalves

Duração: 70 min
Classificação: Livre
Recomendado para crianças a partir de 5 anos.

Entrada: Gratuita

*Retirar ingresso no local, meia hora antes do início do espetáculo. Lotação limitada (por ordem de chegada).

PROGRAMAÇÃO SESI CULTURA

Data: 16/08/2019 - 15h

Cia: Os Tapetes Contadores de Histórias

Local: Centro Cultural Sesi/AML Rua Maestro Egidio Camargo do Amaral, 130 (em frente à Concha Acústica)

Ingressos: