CIA. UM SÓ DE TEATRO (LONDRINA – PR)

O passado, uma invenção do presente

Estórias onde a poesia se suja de terra, dança com o vento e escorre nas águas da memória

As aventuras e desventuras de uma criança que olha o mundo com o olhar da imaginação são a matéria prima deste primeiro trabalho solo do ator Murilo de Andrade. Em “Poéticas de Terra e Céu”, o menino e o homem feito se misturam e se confundem na memória de leituras e vivências, reinventando o mundo a partir de um olhar poético que acende a imaginação e faz do passado uma invenção do presente.

O Menino carrega numa velha mala a sua bagagem delicada. Ele alcança os céus e as estrelas em seu emaranhado de pipas e balões, desbrava horizontes em seus barcos de papel embalado por suas próprias canções.  Entre as margens da estória e da história, “Poéticas de Terra e Céu” recria a realidade atravessando territórios familiares a todos nós.  

O espetáculo é resultado da pesquisa de Murilo de Andrade sobre o processo de reflexão e feitura de um trabalho individual. A criação alinha os fundamentos da preparação do ator com  a dramaturgia da lembrança, a dinâmica com objetos  e a poética da terra, que diz respeito aos sentimentos e emoções como o  amor, a esperança, a saudade, vida  e morte.  

O solo traz  referências do  universo  poético de João Guimarães Rosa e  da obra do poeta Manoel de Barros, especialmente na essência dos seus livros “Infantis”, “O Guardador de Águas” e “Concerto a Céu Aberto para Solos de Aves”.  Textos e canções autorais também embalam as estórias onde a poesia se suja de terra, dança com o vento e escorre nas águas da memória. 

FICHA TÉCNICA

Concepção, Direção, Texto e Atuação:  Murilo de Andrade
Orientação Musical:  Paulo Vitor Poloni
Canções “Menino” e “Mãe”:  Murilo de Andrade
Iluminação, Concepção e Operação:  Danilo Neiva
Figurino, Caracterização e Objetos:  Murilo de Andrade
Produção Executiva:  Eddie Mansan 
Fotos do Programa:  Vitor Pedrassoni, Nilton Russo e Valéria Felix

Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 50 minutos

Data: 30/08/2019 - 20h00

Cia:

Local: Divisão de Artes Cênicas – Casa de Cultura UEL - Av. Celso Garcia Cid, 205

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/608/30-08-2019/pr/londrina/poeticas-de-terra-e-ceu