Pequeno Teatro do Mundo
O Menino e os Sortilégios
Sinopse:
O PEQUENO TEATRO DO MUNDO (BRAGANÇA PAULISTA - SP)
Ravel e a ópera do menino encantado
Numa carroça que percorre o Brasil com sua música e os seus bonecos, a magia de uma ópera escrita para crianças
Um dos grandes compositores do século XX, Maurice Ravel é dos raros músicos do mundo erudito a ter suas peças popularizadas no universo da cultura popular – e um dos mais raros ainda a escrever ópera para crianças. Ele se interessou pela música aos sete anos de idade, mas só na velhice, entusiasmado com a comédia musical norte-americana, concluiu a sua obra “O Menino e os Sortilégios”.
Baseada em poemas de uma outra artista visionária – a escritora Colette, a obra dismistifica a ideia da ópera como assunto de gente séria e ambientes vetustos.
Fantasia lírica de beleza comovente, “O Menino e os Sortilégios” conta a história de um garooto que enfrenta suas emoções numa jornada de descobertas. Através dos sortilégios e encantamentos, o garoto assiste os objetos ganharem vida e, deslumbrado com os prodígios da existência, vai construindo uma forma de viver mais humana e generosa, iluminando o seu lento amadurecimento.
O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia itinerante que roda o Brasil levando os seus espetáculos. Na concepção de Fabiana Vasconcelos Barbosa e Fábio Retti, a obra de Ravel ganhou vida como teatro de bonecos e corre o Brasil com 14 marionetes bailando em cena e encantando gerações de crianças e adultos.
Espetáculo com recurso de LIBRAS (em vídeo).
FICHA TÉCNICA
Concepção, criação dos objetos cênicos e manipulação: Fabiana Vasconcelos Barbosa e Fábio Retti.
Cenário e iluminação: Fábio Retti.
Pintura de cenário: Charles Paixão.
Pintura de boca de cena: Carmen Barbosa e Rinaldo Escudeiro.
Figurinos: Mila Reily.
Fotos: Alécio Cézar e Michael Damas.
Classificação etária: Livre (infantil)
Duração: 45 minutos