GRUPO ANDAIME – ARTES CÊNICAS UEL (LONDRINA – PR)

Quando a força vem do coletivo

Música eletrônica e arte de rua dão o tom e ritmo dessas reflexões sobre o desconforto dos dias

Uma nau dos insensatos? Um exército Brancaleone? Na verdade, um simples bando de loucos que rompe a casca do conforto e enfrenta o novo mundo do ódio virtual das redes sociais com a  única arma possível: a arte.

A força do movimento coletivo e o alcance transformador da cultura estão no centro das reflexões a que se propõem os formandos de 2018 do curso de Artes Cências da Universidade Estadual de Londrina nesta montagem que incorpora à leitura do cotidiano uma ferramenta imprescindível – a poesia. No universo da dramaurgia do corpo, técnica a que recorre o grupo, as palavras trazem à tona temas caros à atualidade: a política, questões de gênero e raça, a espiritualidade, a solidão, a medicalização da sensibilidade.

A montagem do Grupo Andaime parte de textos provocativos do desconforme Antonin Artaud e do filósofo Michel Serres, um dos poucos pensadores a abordarem profeticamente o destino digital do século 21. “Eu acho que fora deste lugar de nenhuma lei que é a Internet, haverá em breve uma nova lei, completamente diferente daquela que organizou nosso antigo espaço métrico “, diz ele numa entrevista concedida poucos meses antes de sua morte, no último mês de junho, aos  88 anos.

No palco, esse retrato poético dos dias que nos consomem decalca uma estética visual urbana e industrial, inspirada pela street art. O ritmo do confronto é acompanhado pela batida obstinada da trilha que recorre à música eletrônica para dizer que a arte é sempre um farol. A força do individual extrapola quando se torna coletiva – e o seu nome é Legião.

Ficha técnica

Direção/Concepção/Roteiro: Sandra Parra.
Elenco: Amanda Moura, Erick Santos, Guilherme Garrote, Maria Julia Esteves.
Iluminação: Leonardo Alves.
Sonoplastia: Nathalia Diovanna e Victoria Lucas.
Maquiagem: Marcos Cunha
Produção e Realização: Grupo Andaime / Departamento de Música e Teatro – Graduação em Artes Cênicas – CECA/UEL
Apoio: Divisão de Artes Cênicas – DAC – Casa de Cultura da UEL

 

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 min

Data: 19/08/2019 - 20h00

Cia:

Local: Divisão de Artes Cênicas – Casa de Cultura UEL - Av. Celso Garcia Cid, 205

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/605/19-08-2019/pr/londrina/meu-nome-e-legiao