RENATO FORIN JR / AGON TEATRO (LONDRINA – PR)

 

Uma rapsódia chamada Brasil

De Shakespeare a Noel Rosa, a força da oralidade e a vocação do Brasil para a mistura

Os “Rapsodos” são os primeiros contadores de história performáticos da humanidade. Estes poetas transitavam de cidade em cidade na Grécia Arcaica, apresentando recitais cênico-musicais em que lançavam mão de uma costura de narrativas épicas, mitos e cantigas, misturando conteúdos e dando novo significado a modelos já existentes. Seu nome vem de ”Rhaptein”, que em grego significa costurar, juntar pedaços. Dele deriva a Rapsódia, esse gênero em que os fragmentos estão sempre pedindo uma linha que os una.

Na aula-espetáculo “Costuras poéticas pelo fio da voz”, Renato Forin Jr. conduz o público por uma viagem desde a Grécia Arcaica até o Brasil contemporâneo, passando pela África mítica. O que interliga estes universos é a força da oralidade, o poder da palavra falada e cantada na configuração de seus modos de vida e de sua filosofia. Uma história que também se confunde com a trajetória pessoal do escritor, que chegou aos livros por meio das histórias orais e canções.

Ao longo da exposição/apresentação, Renato aborda temas como o nascimento indistinto da poesia, da música e do teatro; a força das manifestações orais e da musicalidade no Brasil: a “mistura” como identidade do País, suas matrizes étnicas formadoras, as características do samba, sua potência dionisíaca e trágica, dentre outros.

Tais assuntos têm como fio condutor o seu livro-CD “Samba de uma Noite de Verão”, contemplado com o 59º Prêmio Jabuti (2017), além de outros textos autorais como “OVO”, mas mergulha também em poemas e canções de escritores, compositores e intérpretes que forjaram um retrato do Brasil.

Renato, que é doutor em Letras, entende a cultura brasileira como propriamente “rapsódica” por sua vocação para as misturas de várias ordens – étnicas, religiosas, culturais –, na linha da Antropofagia e do Tropicalismo.

Serviço:

Público-alvo: Professores do ensino fundamental e médio, contadores de histórias, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes ou profissionais das letras e das artes.

Ficha técnica
Criação e atuação: Renato Forin Jr.
Operação técnica: Danieli Pereira
Apoio: Centro Cultural Sesi/AML

Ingresso Solidário

*1 kg de alimento não perecível (trocar pelo ingresso meia hora antes do início do espetáculo. Sujeito a lotação).

Classificação etária: 14 anos
Duração: 100 minutos

PROGRAMAÇÃO SESI CULTURA

Data: 17/08/2019 - 19h30

Cia:

Local: Centro Cultural Sesi/AML Rua Maestro Egidio Camargo do Amaral, 130 (em frente à Concha Acústica)

Ingressos: