AS HISTÓRIAS DE DONA BILICA
O espetáculo “Dona Bilica – Naquele Tempo”, em cartaz no FILO neste final de semana, faz o público ter saudade até do que nunca viveu
Existe um lugar comum onde vivem personagens que, ao nos lembrarmos, inevitavelmente, dizemos: “Naquele Tempo”. É nesse espaço de poética e de memória que vive Dona Bilica, que a Cia Pé de Vento Teatro, de Florianópolis, traz para o FILO 2015. A montagem está na programação dos dias 22 e 23, às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413).
Com direção de Renato Turnes e interpretação da atriz Vanderléia Will, a peça é um encontro com um personagem comum, mas que todo mundo conhece e guarda na memória. Um personagem tão próximo de nós e que a atriz e o diretor encontraram nos relatos, vivências e histórias de moradores nativos de Florianópolis. Pessoas simples e comuns, o que confere uma dimensão universal à Dona Bilica.
Para encontrar essa personagem, Renato e Vanderléia fizeram uma pesquisa de campo, registrando entrevistas em um vídeo-documentário. É desse material que nasceu uma lavadeira, benzedeira e rendeira, que abre as portas de casa para contar como era viver antes do progresso chegar.
Entre rezas e cantorias, a personagem volta ao tempo dos antigos e relembra a história da própria família, sua infância e juventude, contando causos que ouviu nos engenhos de farinha, relatos de bruxas e assombrações.
O personagem é interpretado pela atriz há mais de duas décadas. Neste trabalho, Dona Bilica ajuda a lembrar de costumes perdidos na memória, que a globalização está fazendo desaparecer.
O Pé de Vento Teatro é uma companhia formada pelos atores Pepe Nuñez e Vanderléia Will e conta com um repertório de espetáculos, projetos, oficinas, produção cinematográfica e intervenções teatrais nacional e internacionalmente.
Atualmente, a companhia mantém o espaço cultural Circo da Dona Bilica, com 225 lugares, no sul da ilha, que é sede da Escola de Palhaços Circo da Dona Bilica. Desde a fundação, em 1999, a Cia trabalha com pesquisa da busca de uma linguagem própria, popular e universal, tendo como veículo a comicidade, e como objetivo a formação de público e artistas, que resulta num permanente intercâmbio com companhias do País e do exterior.
FICHA TÉCNICA
Autor: Vanderléia Will e Renato Turnes
Direção: Renato Turnes
Atuação: Vanderléia Will
Cenografia e iluminação: Renato Turnes
Figurino: Cia. Pé de Vento Teatro
Produção: Cia. Pé de Vento Teatro
Serviço:
Dona Bilica – Naquele Tempo
Pé de Vento Teatro
Dias 22 e 23 de agosto, às 19 horas
Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)
Classificação indicativa: livre (a partir de 8 anos)
Duração: 90 min
Ingressos à venda no Royal Plaza Shopping e no local
Festival Internacional de Londrina – FILO 2015
De 14 a 30 de agosto
Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia
Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.
Realização: Ministério da Cultura / Governo