Desvendando Ricardo
Companhia do Uruguai apresenta releitura de peça de Shakespeare, em que disseca o trabalho do ator e o fazer teatral
A Cia. Complot, do Uruguai, traz para o FILO 2015 o espetáculo “Algo de Ricardo”. A montagem está em cartaz nos dias 23, 24 e 25 de agosto, às 20h30, no Espaço Petrobras (Av. Celso Garcia Cid, 1489). A peça do dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón, inspirada em “Ricardo III”, de Shakespeare, visita os mecanismos do poder contemporâneo, as relações do ator com o espectador e do teatro com seu público.
Na montagem, o ator Gustavo Saffores é Gustavo III, um artista que carrega o mesmo tipo de ambição que o personagem shakespeariano, que ele interpreta de maneira impecável, em um trabalho solo. A proximidade de Saffores com o público provoca um estreitamento e possibilita a entrada no universo do fazer teatral, da construção do personagem, com suas dores e delícias.
A partir da revisão tanto da prosa como do verso, dos mecanismos de representação do teatro isabelino e do olhar que o gênero tem sobre os personagens, vamos conhecendo o ator que convidaram para protagonizar Ricardo III e que, como o famoso personagem de Shakespeare, encontra muitos obstáculos para atingir suas metas.
O GRUPO
O Complot não é um coletivo de artistas que se unem por pensar a cena de maneira comum ou por terem os mesmos objetivos. Neste grupo, objetivos e pensamentos são sempre diferentes, assim como são diferentes as maneiras de pensar as cenas, os resultados e as razões que movem os diferentes espetáculos e atividades que desenvolvem.
A diretora do espetáculo e dramaturga Mariana Percovich integra o Complot desde 2007, mas antes disso já havia estabelecido uma relação com o FILO, em 2000, quando foi uma das grandes atrações internacionais do Festival. Mariana mantém trabalho de pesquisa sobre a relação do espaço teatral e os espectadores.
Com ampla experiência em dramaturgia e direção, realizou turnês com seus espetáculos no Chile, Argentina, Brasil, Espanha, México, Inglaterra, França e Canadá. Foi selecionada e contemplada com a bolsa para formar-se no Royal Court Theatre de Londres como diretora e dramaturga. Suas obras foram publicadas no Uruguai, França e Argentina.
O dramaturgo Gabriel Calderón é membro da Cia. Complot, com a qual criou ou colaborou em mais de 25 espetáculos, escreveu mais de 16 obras de teatro e foi reconhecido diversos prêmios nacionais e internacionais. Calderón foi selecionado para a Residência Internacional da Royal Court Theatre, de Londres, no seu programa internacional em 2009. É membro do Lincoln Center Theater Directors Lab desde 2011 e artista residente do Théâtre des Quartiers d’Ivry em Paris, França. Suas obras foram representadas na Argentina, Brasil, Panamá, Peru, Espanha, França e México. Seus textos, traduzidos para o francês, alemão, inglês e português.
Ficha técnica
Ator: Gustavo Saffores
Direção: Mariana Percovich
Dramaturgia e versão: Gabriel Calderón
Dramaturgia visual: Miguel Grompone
Cenografia, vestuário e luzes: Gerardo Egea
Produtor: Adrián Minutti
Fotografia: Nairi Aharonia
Distribuição: MENTA
Distribuição no Brasil: Palipalan Arte e Cultura
Serviço:
Algo de Ricardo
Cia. Complot (Uruguai)
Dias 23, 24 e 25 de agosto – 20h30
Espaço Petrobras (Av. Celso Garcia Cid, 1489)
Drama – LEGENDADO
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
INGRESSOS À VENDA
Festival Internacional de Londrina – FILO 2015 – De 14 a 30 de agosto
Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia
Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: SESI Londrina, Royal Plaza Shopping, W2 Digital, Bar Valentino, Fecomércio PR/SESC, M&M Brasil, UEL FM, Doce Sabor, RPC, Fundação Cultural de Ibiporã, Itamaraty e Geleia Mob APP.
Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal