O espetáculo ‘A Aforista’, da Cia. Stavis-Damaceno, abre nesta terça-feira (10/dez), às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, a programação especial do FILO em homenagem ao aniversário de Londrina
Considerada pela crítica especializada uma das melhores atrizes do teatro nacional, Rosana Stavis faz apresentação única do espetáculo “A Aforista”, da Cia. Stavis-Damaceno, de Curitiba, nesta terça-feira, às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, abrindo a programação especial do Festival Internacional de Londrina – FILO pelo aniversário da cidade. O evento será realizado em duas etapas – agora em dezembro e de 6 a 16 de fevereiro do ano que vem.
Os ingressos gratuitos para a apresentação de “A Aforista” estão esgotados, mas haverá fila de espera no teatro, conforme a disponibilidade . O FILO 2024 tem realização da Usina Cultural e é patrocinado pela Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura e Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
A montagem “A Aforista” é a segunda peça de uma trilogia inspirada em textos do escritor austríaco Thomas Bernhard e teve sua estreia no Rio de Janeiro, no início do ano passado. Com mais de 150 apresentações realizadas, o espetáculo já conquistou o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) 2023 na categoria Melhor Espetáculo, além do Prêmio Shell de Melhor Figurino. A primeira montagem foi “Árvores Abatidas ou Para Luis Mello”, também sinônimo de sucesso, com mais de 350 apresentações por todo o Brasil e já apresentada no FILO.
Em cena, a atriz Rosana Stavis é acompanhada pelos pianistas Sergio Justen e Rodrigo Henrique, que fazem um duelo musical no palco e dão o tom da narrativa, executando trilha original criada por Gilson Fukushima. Com dramaturgia e direção de Marcos Damaceno, “A Aforista” acompanha o turbulento fluxo de pensamento da protagonista (apelidada de “Aforista” pelos amigos) que relembra os caminhos percorridos por ela e seus antigos amigos da escola de música, enquanto segue para o funeral de um deles.
“É uma peça envolvente, que fala para todos nós e das nossas ansiedades, dos excessos de pensamentos. Tem momentos pesarosos, mas também divertidos. Os dois pianos em calda tocados ao vivo por dois pianistas virtuoses também impactam o público”, pontua o diretor Marcos Damaceno, que gosta de prezar “pelo poder encantatório da palavra falada” em suas montagens.
Sobre a performance de Rosana Stavis, Damaceno é categórico: “A Rosana Stavis é uma potência e o trabalho dela leva o público ao êxtase. É simplesmente impressionante e o público sai do espetáculo cheio de vida, querendo viver”. Com destaque também para o figurino de Karen Brusttolin e a iluminação de Beto Bruel.
Texto: Ana Paula Nascimento / Assessoria FILO
Foto: Renato Mangolin / Divulgação
Festival Internacional de Londrina – FILO
Ingressos gratuitos: Esgotados, mas haverá fila de espera conforme a disponibilidade
Realização: Usina Cultural
Apoio: Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e Rádio UEL FM
Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)