MOSTRA NACIONAL DE ARTES CÊNICAS – FILO 2019

Em cena, um Brasil que não quer calar

O FILO deve sua existência à inesgotável capacidade que possui de se reinventar – ao mesmo tempo que reinventa o mundo ao seu redor e expande continuamente a sua rede de conexões. Chega aos 50 anos de realizações em meio a dificuldades que desaceleram o ritmo dos festivais em todo o País, impondo desafios que pareciam já superados: a volta da censura, a asfixia das iniciativas críticas por meio de cortes de patrocínios e a demonização da atividade libertadora que está na essência do fazer criativo, coletivo e democrático. Tempos de retrocesso.

Do vibrante festival universitário dos anos 60 ao festival de resistência dos 70, da expansão para a América Latina nos anos 80 ao festival internacional dos 90, no limiar do século XXI o FILO se tornou o festival de todas as artes. Formou artistas, agentes culturais, lideranças comunitárias. Conectou a cidade aos grandes centros de produção estética do Brasil e do mundo e colocou o nome de Londrina no mapa cosmopolita das cidades que não apenas consomem, mas produzem cultura. Apesar de toda sua relevância, o Festival não pôde celebrar os seus 50 anos em 2018 – e surgiu o FILO 50 + 1.

Contra a corrente, o FILO 2019 se multiplica. Desta vez, a Atrito Arte Artistas e Produtores Associados teve o projeto da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2109 selecionado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, e, junto aos parceiros Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina, está trazendo um conjunto de espetáculos de qualidade, uma coleção de assuntos, realidades, estilos, gêneros, linguagens que são um espelho da riqueza reflexiva que o teatro realiza nesse momento da vida brasileira. Não é de surpreender, o FILO traz à cena os grandes temas que não querem calar: a riqueza e a diversidade do Brasil.

O teatro brasileiro em pleno vigor com seus eternos impasses, suas contradições, seus desafios.  Ao largo e ao cabo, são quase meia centena de espetáculos, além de oficinas, intervenções, entrevistas, debates, encontros. 

O FILO mobiliza a cidade, a cidade mobiliza o FILO.

O FILO 50 + 1 é feito de novos parceiros, curadores e críticos, agentes e produtores que se reorganizam para enfrentar os próximos 50 anos de Festival. Como parceiros realizadores dessa etapa, queremos nos congratular com o êxito no reposicionamento do Festival nesse momento crucial de sua história. O FILO ESTÁ VIVO. 

Atrito Arte Artistas e Produtores Associados
Comissão Organizadora do FILO 50 + 1