A lenda do pássaro encantado

 

Espetáculo de rua inspirado em operetas populares conta a história do Uirapuru no FILO

 

O  canto encantador do uirapuru irá soar no  Festival Internacional de Londrina (FILO).  É a Grande Companhia Brasileira de Mystérios  e Novidades, do Rio de Janeiro (RJ), que traz para o FILO 2015 o espetáculo “Uirapuru”. Serão duas apresentações: no sábado (29), às 11 horas, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), e domingo (30), às 16 horas, no Zerão.

O espetáculo “Uirapuru” foi influenciado pelas operetas populares amazônicas sobre pássaros, encenadas na época das festas juninas e fundamentado na pesquisa das manifestações populares da região Norte do Brasil. Mas também mescla a musicalidade indígena, africana e europeia, e busca referências no trabalho realizado por Mário de Andrade, que transporta para a realidade urbana e vincula o erudito e o popular.

Inspirada no poema sinfônico “Uirapuru”, de Villa-Lobos, e na opereta popular da compositora paraense Dona Noêmia, “Pássaro Uirapuru”, a Grande Companhia de Mystérios e Novidades conta a lenda do pássaro cantor com personagens na perna de pau, suas danças dramáticas e seus cantos mágicos.

A Companhia

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades é parte de um movimento cultural que trabalha no risco e na busca do essencial do teatro. Formada por artistas que desenvolvem um trabalho contemporâneo, a serviço da evolução do ser humano e da sociedade, afirma o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação.

Os espetáculos da companhia, com suas coreografias em pernas de pau e música ao vivo, buscam  inspiração na linguagem dos antigos atores/músicos populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular” e afirmando a arte de rua como arte pública, arte para todos. Sob a tônica do imaginário cultural das tradições e raízes brasileiras, contribui para a preservação e valorização da memória cultural do país, integrando teatro e vida, tradição e contemporaneidade.

Criada em 1981, na cidade de São Paulo, a Grande Companhia migra em 1998 para o Rio de Janeiro e amplia suas atividades com a criação do Condomínio Cultural no Largo de São Francisco – espaço aberto à experimentação, elaboração e apresentação de espetáculos de diversas companhias brasileiras de teatro, bem como a realização de projetos sociais e oficinas, cursos e workshops de artes cênicas.

Atualmente tem sede na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro, onde, desde 2007, desenvolve o projeto pioneiro “Gigantes Pela Própria Natureza – Orquestra Itinerante de Rua sobre pernas de pau”, um programa de formação para jovens e adultos com o objetivo de promover meios de inclusão social através da arte. Enfatizando o conceito de “Escola sem paredes”, valoriza o indivíduo em seu potencial criativo e como agente de transformação.

Ficha Técnica:

Direção e concepção: Ligia Veiga

Elenco: Alexandre Rosani, Dicoklen Brito, Fabio Costta, Fernando Bastos, Joana Queiroz, Jorge Freire, Ligia Veiga, Mafalda Pequenino, Marilia Felippe, Pedro Lima, Renata Neves, Rudá Brauns, Sara Hana, Thiago Queiroz, Veronica Pereira

Assistente de Direção: Mafalda Pequenino

Preparação Corporal: Marilia Felippe

Figurino: Caetana Dias

Diretora de Produção: Marina França

Foto: Maurício Hora

Serviço:

 

Uirapuru

Grande Companhia de Mystérios e Novidades (Rio de Janeiro/RJ)

Dia 29 de agosto (sábado) – 11 horas – Praça Marechal Floriano Peixoto

Dia 30 de agosto (domingo) – 16 horas – Zerão

Teatro de Rua

Classificação indicativa: Livre

Duração: 70 min 

Festival Internacional de Londrina

De 14 a 30 de agosto

Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Direção: Luiz Bertipaglia

Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Unimed Londrina, Horizon – John Deere e Ministério da Cultura / Governo Federal /Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal