FILO 2023
Ao longo de sua existência, o FILO carrega a marca da diversidade e da transformação, sempre ajustando rotas e aprendendo com seus 55 anos de estrada. Essa evolução do Festival foi acompanhada por muitas mudanças: passou de local a regional, depois nacional, latino-americano e internacional, até sua consolidação, após o Festival de Todas as Artes, nos anos 2000.
Seguindo esse fluxo, a curadoria do FILO 2023 muda novamente o formato, agora com a proposta de colaboração de convidados na seleção dos espetáculos. Três profissionais que atuam na produção e na pesquisa das artes cênicas em Londrina – Amanda Marcondes, Carin Louro e Eddie Mansan – juntaram-se ao grupo, formado pela comissão organizadora, para apresentar o recorte temático desta edição.
O encontro entre esses curadores trouxe variadas e importantes reflexões, mas, acima de tudo, diversidade de olhares, resultando em uma programação atual e vigorosa, que reforça um dos pilares conceituais do Festival, o de discutir temas contemporâneos e
necessários para nossa sociedade.
O FILO é rota de mudança. É transformação constante, sempre aceitando desafios, propondo novas perspectivas e novas ideias. Em frente!
Comissão organizadora e curatorial do FILO 2023
FILO 2023
Ao longo de sua existência, o FILO se transforma constantemente. Ajustando rotas e aprendendo com seus 55 anos de estrada. A evolução do Festival foi acompanhada por mudanças. Passou de local a regional, depois nacional, latino-americano e internacional, até sua consolidação após o Festival de Todas as Artes, nos anos 2000.
Seguindo esse fluxo, mudança importante acontece na curadoria do FILO 2023, com a colaboração de convidados na seleção dos espetáculos. Junto ao grupo formado pela comissão organizadora, mais três pessoas foram especialmente convidadas para apresentar um recorte temático desta edição.
O encontro entre esses curadores trouxe diversas e importantes reflexões, mas acima de tudo olhares diversos. O resultado foi uma programação atual e vigorosa que reforça um dos pilares conceituais do Festival que é o de discutir temas atuais e necessários para nossa sociedade.
O FILO está em constante transformação, sempre aceitando desafios, propondo novas perspectivas e novas ideias. Em frente!