Workshop de manipulação com a companhia Tato Criação Cênica, de Curitiba de objetos integrou a programação formativa do FILO.
A companhia Tato Criação Cênica, de Curitiba, participou novamente da programação do FILO. Desta vez, dentro das atividades formativas, com o workshop “Processo criativo da Cia Tato, criação e manipulação de personagens”.
O grupo trabalha com pesquisa de mímica, dança e teatro de animação. A companhia veio a Londrina pela programação do Circuito Cultural SESI, onde apresentou na noite de quarta-feira o espetáculo “Tropeço”. A obra, que está em cena há dez anos, já passou por todas as regiões brasileiras e por outros dez países. Esteve em cartaz no FILO por duas vezes, sempre com sucesso de público.
Durante duas horas de workshop, a companhia trabalhou com 20 atores e estudantes de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina. Dividido em três partes (duas de preparação e uma para montagem e apresentação), o workshop foi conduzido por Katiane Negrão e Dico Ferreira, fundadores da companhia.
Numa mistura de artes cênicas e plásticas, os participantes da oficina criaram objetos animados a partir de suas próprias roupas e utilizaram peças que a companhia disponibilizou para a produção dos personagens.
Depois, montaram cenas e as apresentaram ao final do workshop.
“No curso da UEL, a gente tem a disciplina de teatro de animação, construção de bonecos, marionetes, máscara expressiva e neutra. Participar do workshop foi uma experiência nostálgica. Foi um reencontro mesmo. Assisti ao espetáculo no ano passado e participei do bate-papo. Fiquei instigado a conhecer e fui à apresentação, que foi linda. Coisas muito simples fazem toda diferença” (Matheus Gasparini, formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina)
“Animação vem da palavra anima, que quer dizer dar espírito a alguma coisa Eu vejo muito isso no teatro de animação. Você, ator, tira seu ego e dá um sopro de vida em algo. É essa a magia” (Hanneli de Lima dos Reis, estudante de Artes Cênicas que participa de um projeto de animação de objetos na UEL)
Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2017
De 11 a 27 de agosto
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Unimed.
Assessoria de Comunicação FILO (Colaborou Christiano Prado/UEL)