Montagem da Taanteatro Companhia de Sao Paulo traz a vida e a obra de um dos grandes pensadores do nosso tempo e futuro ídolo pop.
FILO recebe neste domingo, 13 e na segunda-feira, dia 14, o espetáculo “Artaud, Le Mômo” da Taanteatro Companhia de São Paulo. A vida do dramaturgo, poeta, escritor e ator francês é o fio condutor dessa experiência teatrocenográfica com a performer Maura Baiocchi, paranaense de Sao João do Caiuá e hoje, uma das mais respeitadas e importante intérprete-criadora do Brasil. Essa é a terceira vez de Baiocchi no FILO: em 1997 veio ao Festival com o espetáculo “Frida Kahlo: uma mulher de pedra dá luz à noite”, voltou em 1998 para o lançamento do livro comemorativo dos 30 anos de Festival e revê a cidade em 2017, acompanhada pelo universo de Antonin Artaud.
Para Baiocchi, Artaud é um sério candidato a ídolo pop, isso graças às novas mídias que ajudam a fazer com o que um pensamento, considerado de elite, chegue a todas as camadas da sociedade. “Ele vem sendo descoberto também pela forma que trata temas tabus para a socidade. A loucura, o tratamento manicomial, as questões de gênero, do corpo soberano, da liberdade autêntica”, diz. A equipe de criação do espetáculo é formada por artistas do Brasil, Alemanha e Argentina.
Artaud fala da liberdade criativa como uma forma autonomia que tem voz própria e que sabe dar voz ao outro, aceitando as diferenças. Baiocchi explica que o corpo é um “campo de força, é matéria e energia”. No palco, Maura persegue a liberdade de expressão no sentido mais amplo possível, com sua coreografia de voz. O que o público do FILO vai assistir é o resultado do percurso da Taanteatro Companhia com a trilogia “cARTAUDgrafia”, idealizada e com dramaturgia, e direção de Wolfgang Pannek.
Voltar para o interior do Paraná é um motivo de muita alegria para a atriz. “Estou muito feliz, com o coração que bate forte”, conta emocionada, lembrando da infância no lombo dos cavalos e dos banhos no açude. Depois de Londrina, o grupo segue para uma temporada de um mês em Paris, no Théâtre de Nesle em novembro e depois, para Berlim, no Theaterhaus Mitte. Os ingressos para as duas apresentações da Taanteatro estão à venda na Bilheteria Central do FILO 2017 no Royal Plaza Shopping e online pelo site do Festival no www.filo.art.br
Janaína Ávila / Assessoria de Comunicação do FILO 2017
Artaud Le Mômo
Taanteatro Companhia (São Paulo)
Dias 13 e 14 de agosto, 20h30
Teatro Mãe de Deus
Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2017
De 11 a 27 de agosto
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Unimed.