BODAS DE CAFÉ

Nitis Jacon de Araújo Moreira e Grupo Proteu

Notas e textos críticos da professora Sonia Pascolati

Editora: Eduel

 

28 de agosto

Saguão do Teatro Ouro Verde – 19 horas

 

No ano em que faz aniversário de 40 anos, o grupo Proteu ganha um presente pra lá de especial: a reedição do texto de uma de suas montagens mitológicas, “Bodas de Café”, momento marcante do teatro independente brasileiro. A peça foi escrita por Nitis Jacon de Araújo Moreira, em modelo colaborativo com o grupo que ela fundou em 1978. O espetáculo fez temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro pelo projeto Mambembão, da Funarte.

A peça celebrou as bodas de 50 anos de Londrina, em 1984, época em que a cafeicultura era substituída pela agricultura mecanizada e a colonização brilhante dos primeiros anos já mostrava o lado perverso do modelo agrícola que se instalava. O livro traz notas e textos críticos da professora Sonia Pascolati, docente do departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina desde 2007. É resultado de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB (2018).

 

Sobre os autores

Nitis Jacon de Araújo Moreira é atriz e diretora teatral, uma das personalidades mais marcantes do história do teatro londrinense. Esteve à frente do grupo Proteu durante seus 40 anos de existência e assina a dramaturgia de vários textos encenados pelo grupo, sempre em processo colaborativo.

Grupo Proteu (Projeto de Teatro Experimental Universitário) – criado em 1978 na UEL, manteve-se em atividade até meados da década de 1990. Muitos dos jovens que dele fizeram parte permanecem ligados ao teatro, seja nos palcos, seja nos bastidores atuando como professores ou produtores culturais.

Sonia Pascolati é doutora em Estudos Literários (2005) pela UNESP-Campus Araraquara e concluiu dois estágios pós-doutorais em dramaturgia e teatro, o primeiro na Sorbonne-Paris IV (2012), sob supervisão de Denis Guénoun, e o segundo no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB (2018), com supervisão de Diógenes André Vieira Maciel e cujo resultado é a presente publicação. Desde 2007 é docente da Universidade Estadual de Londrina, PR, vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, ao Programa de Pós-Graduação em Letras (colaboradora) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras.  Dramaturgia e teatro moderno e contemporâneo têm sido o foco de seus projetos de pesquisa desde o doutoramento.