A atriz Edna Aguiar traz para o FILO 2023 uma figura recorrente do imaginário popular em espetáculo gratuito neste sábado (24), em frente ao Sesc Cadeião
A programação do FILO 2023 segue com intervenções artísticas gratuitas em espaços públicos – entre elas, em apresentação única, “Preta do Leite – Contando e Cantando Histórias da Mitologia da Cultura Iorubá”, com a atriz Edna Aguiar, de Londrina. O espetáculo acontece no sábado (24), às 14 horas, em frente ao Sesc Cadeião, que também está sediando o 3º Festival Sesc Cultural de Etnias.
O que puxa o fio da história em “Preta do Leite” é a figura homônima, conhecida personagem do imaginário da cultura popular, principalmente no Paraná e em Minas Gerais. Edna Aguiar traz para a cena histórias dessa mulher muito falante, que saía ainda de madrugada de sua casa para levar o leite de porteira em porteira. No caminho, proseava tanto que, muitas vezes, o leite chegava ao destino já coalhado.
Edna conta que o espetáculo nasceu de seu próprio processo de decolonização. Trazer a Mitologia Iorubá para o foco, segundo ela, é vislumbrar o quanto os mitos são criados para que cada cultura possa explicar o inexplicável. “Uma das grandes lições que podemos aprender com a Mitologia Iorubá é que o tempo inteiro estamos aprendendo com o outro: a gente não faz nada sozinho”, explica ela.
O projeto de construção do espetáculo teve seu início durante a pandemia, financiado pela Lei Aldir Blanc, que possibilitou o registro de 4 “itans” (histórias em Iorubá), tudo isso supervisionado pela Ialorixá Mãe Omim. “A partir daí, senti a necessidade de fazer isso para as pessoas na rua, que é onde eu me sinto em casa enquanto artista. É o teatro de rua que me faz pulsar melhor na arte”, conta Edna.
De classificação livre, o espetáculo é feito para todas as idades – incluindo adultos. “Todo mundo gosta de ouvir histórias. Não importa se é adulto ou criança, se é velho ou se é novo. Essa é uma das coisas fascinantes da contação de histórias”. Ela também destaca que os adultos são peças fundamentais para o “Preta do Leite” e também para levar adiante a cultura Iorubá: “Contar é preservar e guardar memórias. Esse é um dos ouros da contação de histórias”.
Bate-papo
Na segunda-feira (26), Edna Aguiar participa de um bate-papo com a também atriz e contadora de histórias Thainara Pereira. Será às 14 horas, no Canto do Marl (Av. Duque de Caxias, 4159). Atividade gratuita.
Ficha Técnica
Concepção, contação e canto: Edna Aguiar.
Orientação Artística: Guilherme Kirchheim
Duração: 40 min
Classificação indicativa: Livre
Crédito/fotos: Flávio Conceição
Serviço:
“Preta do Leite – Contando e Cantando Histórias da Mitologia da Cultura Iorubá” – Edna Aguiar (Londrina – PR)
Data: 24 de junho
Horário: 14h
Local: Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, nº 52), em Londrina
Ingressos: Gratuito
Assessoria de Comunicação FILO