CIA. OS PALHAÇOS DE RUA (LONDRINA – PR)

Os palhaços vikings apresentam suas armas

Uma rainha destituída, o povo usurpado. No reino saqueado, qualquer semelhança com a realidade é lúdica coincidência

Após uma longa jornada repleta de batalhas desastrosas pelo mundo, os palhaços Batata Doce (Adriano Gouvella) e Turino (Lucas Turino), dois guerreiros vikings, retornam ao seu reino e se deparam com a rainha destituída e o trono tomado pelos duques. O desafio dos dois atrapalhados guerreiros é derrubar os duques do poder e devolvê-lo ao povo. Suas armas para tal tarefa são truques e artimanhas da palhaçaria, do teatro de rua – e, claro, a cumplicidade do público.

O espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” coloca em cena questões humanas e sociais contemporâneas se valendo de pesquisa sobre o universo viking, sua relação com a palhaçaria e o atual contexto político e social do Brasil. Segundo trabalho da companhia,  a montagem estreou em 2017 e recebeu vários prêmios em diferentes festivais pelo Brasil – entre eles um troféu Gralha Azul, maior premiação do teatro no Paraná, na categoria Melhor Figurino.

Durante a pesquisa e concepção deste trabalho, os Palhaços de Rua sentiram a necessidade de se renovar buscando uma abordagem original e da inquietação surgiu a ideia de relacionar o circo, o teatro de rua, o palhaço e a figura milenar do viking. A principal fonte de pesquisas foram os estudos sobre os arquétipos culturais desenvolvidas pelo antropólogo Joseph Campbell, o mesmo que forneceu o estudo de tipos humanos utilizada na seminal “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.

Além dele, serviram de referência também os quadrinhos de Dik Browne e os livros do sociólogo brasileiro Jessé de Souza, autor de “A Elite do Atraso – da escravidão à lava jato”. E por meio do lúdico, do jogo e da brincadeira de palhaços, a cena ganha discussões pertinentes à realidade brasileira.

 

Ficha técnica

Elenco: Adriano Gouvella e Lucas Turino
Direção: Cia. Os Palhaços de Rua
Dramaturgia: Cia. Os Palhaços de Rua
Figurino e adereços: Alex Lima
Maquiagem: Cia. Palhaços de Rua
Cenário: Alex Lima, Caio Blanco e Cia. Os Palhaços de Rua
Sonoplastia: Cia. Os Palhaços de Rua
Arte Gráfica: Dovinho Feitosa
Fotos: Valéria Félix
Filmagem: Luiz Mioto
Pintura do caixote e estandarte: Dani Stegman
Costureiras: Inêz Zeidel e Sueli Pezenti
Produção: Adriano Gouvella

GRATUITO

Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos

Data: 18/08/2019 - 16h

Cia:

Local: Praça Nishinomyia - Praça Nishinomyia - Aeroporto

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/613/21-08-2019/pr/londrina/a-invencao-do-nordeste