Cirko Volonte
O Pássaro Azul
Sinopse:
CIRKO VOLONTE (LONDRINA – PR)
Uma viagem nas asas dos livros
O elogio da imaginação numa declaração de amor e descoberta dos livros e suas histórias transformadoras
Os livros têm o poder de nos levar para bem longe através da imaginação. Eles nos colocam em contato com outros mundos, personagens, seres fantásticos, transpõem barreiras e podem nos conduzir ao encontro de novos significados para a nossa própria existência.
Neste “O Pássaro Azul”, espetáculo do Cirko Volonte, o poder da leitura aparece na forma de uma ave que nos guia para uma viagem cheia de aventuras e por lugares fantásticos. A trama é conduzida por uma personagem que, encantada pela leitura, descobre que é possível conciliar imaginação e realidade. A montagem trata a leitura como o prazer do encontro consigo e com a criatividade que existe em cada um de nós.
Em cena, atores e bonecos percorrem com sensibilidade o universo dos livros e dos sonhos a partir de uma cena simples, com o boneco-protagonista ganhando vida e interagindo com o espaço e objetos ao seu redor. O simbólico da literatura é reforçado pela magia do teatro de animação. O boneco visita cenários, descobre ambientes e logo está interagindo com os animadores.
O Cirko Volonte usa as técnicas da animação de maneira clara e fixa, com uma simbologia aberta. Um terreno fértil para a imaginação das crianças que encanta os adultos também. A iluminação se torna o elemento que contribui para o jogo cênico e a criação da fantasia; um impulso a mais para a busca das emoções perdidas dentro de cada um. Uma viagem nas asas de um pássaro da cor do céu ao mundo dos sonhos e da fantasia, onde tudo é possível e a felicidade sempre está ao alcance das mãos.
Ficha Técnica
Direção: Hanny Reis e Gustavo Bertin
Elenco: Hanny Reis e Gustavo Bertin
Trilha sonora: Gustavo Bertin
Bonecos e adereços: Gustavo Bertin e Hanny Reis
Operação Técnica: Renata Ichisato
Fotografia: Janayna Leite Rolim e Ricardo Molina
Vídeo: Anderson Aguiar
Classificação: Livre
Tempo de duração: 45 minutos