TIAGO MARQUES / PALHAÇO RITALINO (LONDRINA-PR)

O palhaço da beleza e do ridículo

Ritalino está fazendo 10 anos e o ator Tiago Marques celebra trazendo de volta ao FILO o maior palhaço do mundo (na nossa opinião).

A plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal… cadê o show? O pipoqueiro mais espalhafatoso do mundo é Ritalino, que invade a cena com seu tabuleiro de pipoca. Ele está ali pra faturar, mas os artistas não chegam pro show e o palhaço  decide entreter o distinto público. Como vê o show toda noite, pensa que será fácil. Mas como artista, Ritalino é um completo desastre. E é aí que está a graça – nos pequenos fiascos.

Atrás do nariz vermelho, o versátil ator Tiago Marques busca em todo o seu repertório pretextos para que o show aconteça – brincadeiras, músicas de improviso e até uma banda composta por pessoas da plateia pipocam no palco. O espetáculo tem um curto intervalo, assim como nos pequenos circos, onde os artistas completam a renda com a venda de comidas e souvenires. 

O espetáculo estreou em 2013 na Mostra de Teatro e Circo de Londrina e correu  o Brasil em festivais. “O Melhor Show do Mundo” esteve no circo da Dona Bilica em Florianópolis e na Virada Cultural em São Paulo. Para Tiago Marques, esse seu “O Melhor Show do Mundo, na Minha Opinião” é “a dramaturgia da vida transformada em riso”. 

Em 2019 o Palhaço Ritalino completa 10 anos de existência e, para comemorar, está trabalhando dobrado. Tiago Marques atua em hospitais, nas ruas, praças, teatros e eventos.  No ano passado, esteve ao lado de Eduardo Okamoto (como ator stand in) na premiada montagem “O Dragão de Fogo”. Seu segundo solo, “I  Concertina”, com direção de Ricardo Puccetti (LUME Teatro), referência na arte do palhaço, participou em 2017 de turnê europeia, com apresentações em Paris, Madri, Barcelona, Ovar, Lisboa, Coimbra e Luxembourg Ville. 

Nos dez anos do Palhaço Ritalino, a melhor comemoração é ouvir o que disse dele o diretor e dramaturgo Luiz Carlos Laranjeiras: “[…]um artista artesão do riso com prontidão, apurado e preparado para qualquer empreitada, pois tem todos os risos do mundo na mala, na cabeça e no coração…”

 

Ficha Técnica

Criação e Atuação: Tiago Marques 
Iluminação: Borracha Souza
Técnica stand in: Carol Vaccari
Adereços: Tiago Marques e Vanessa Yamamoto
Costura: Rosimeire Teixeira
Fotografia: Thaís Fujarra e Jorge Mariano
Registro em vídeo: Lafaiete do Vale
Design gráfico: Carlos Nacci
Consultoria de produção: Daniele Sampaio | SIM! Cultura
Gênero: Comédia – Clown 
Saiba mais: www.tiagomarques.art.br

GRATUITO

Classificação Indicativa: Livre
Duração: 55 minutos 

 

17/08/2019 - 17h00

Tiago Marques

Zerão - Rua Júlio Estrela Moreira, Centro

Ingressos: Compre Aqui