NEY PIACENTINI – CIA DO LATÃO (SÃO PAULO – SP)

40 anos de um corpo em cena

Ney Piacentini transforma décadas de atuação numa aula-espetáculo em que rememora todos os trabalhos da Cia do Latão

O ator Ney Piacentini é uma referência no teatro brasileiro. Como diz o samba, frequentou a Academia (dando aula na Universidade de São Paulo e defendendo tese), mas foi também apresentador de TV (num premiado programa infantil da TV Cultura, campeão da APCA). Seu forte mesmo é o trabalho Atoral (como gosta de grafar) e seu território: a estupenda Companhia do Latão, que ele ajudou a fundar e que já há 30 anos revigora no Brasil uma das grandes escolas da cena universal – o Teatro Dialético.

Tem 40 anos de teatro e atuou em mais de 50 espetáculos, e no cinema em outros 30 longas e curtas-metragens. É claro que uma trajetória desse calibre dava um espetáculo. E foi isso que Ney Piacentini fez. Para comemorar os seus 40 anos de profissão, o ator preparou uma demonstração de trabalho em que exibe trechos de todas as peças da Companhia do Latão, entremeadas com reflexões sobre o aprendizado atoral pelo qual passou no coletivo paulistano. A Cia do Latão mexeu com a cidade de São Paulo.

Esta demonstração de processo criativo está vinculada ao livro “O ator dialético: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão” (Hucitec Editora). O principal aspecto desse híbrido entre cena e palestra é a aproximação entre as poéticas atuativas de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht – dois dos maiores nomes do teatro universal, mestres das contradições entre as dimensões internas e externas das personagens – entre as suas subjetividade e objetividades.

Por isso, o crítico Andrei Reina registrou na Revista Bravo: “No melhor estilo brechtiano, o ator Ney Piacentini se distancia do ofício e passa em revista a trajetória de 20 anos na Companhia do Latão, interessado em examinar o tipo de interpretação praticado pelo grupo de teatro épico.”

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada: Gratuita

Data: 16/08/2019 - 19h30

Cia:

Local: Canto do MARL - Av. Duque de Caxias, 3241

Ingressos: