Grupo Mal visto Mal dito
Apenas as Velhas Respirações
Sinopse:
GRUPO MAL VISTO MAL DITO / ARTES CÊNCIAS UEL (LONDRINA – PR)
Os jovens contrastes de Beckett
Jovens das Artes Cênicas celebram os 20 anos do curso revisitando clássicos de Samuel Beckett
A obra de Samuel Beckett é o ponto de partida para “Apenas As Velhas Respirações”, espetáculo que encerra a trilogia com que os alunos de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina comemoraram os 20 anos do curso, criado em 1998. A encenação promove raro contraste entre o jovem elenco e a densidade madura de Beckett em textos como "Ato Sem Palavras", "Fim de Partida", "Dias Felizes", "Eu Não", "Aquela Vez" e "Cadeira de Balanço”.
A montagem traz personagens emblemáticos que desafiam a lógica das “soluções que não solucionam”, bem ao espírito do dramaturgo irlandês, prêmio Nobel de Literatura e um dos mais influentes escritores do século XX. Em Beckett, a tensão dramática surge da inércia e a abordagem do humano esbarra sempre na falta de sentido da existência. É esse vazio que parece ocupar, com sua ausência, todos os espaços da cena. O minimalismo dos ambientes hostis onde o tempo passa e nada acontece.
No palco, restos de objetos, fragmentos de memória, palavras desconexas e ações repetitivas expõem as dificuldades de dar sentido à existência nestes tempos que vivemos – tempos que anunciam o fim que nunca chega, como se a incapacidade de morrer fosse o que nos mantém vivos e as possibilidades se esgotassem sempre em tentativas sem fim, como ressalta Laura Franchi, diretora da montagem e professora do curso de Artes Cênica da UEL.
Ficha Técnica
Direção: Laura Franchi
Elenco: Bianca Ribeiro, Carol Papi, Fábio Dias, Gabriel Paleari, Giovanna Fernanda Montagnini, João Mosso, Laiz Roberta Ferreira, Tatiana Oliveira e Giovana Alves de Oliveira
Iluminação: Carol Papi e João Mosso
Supervisão de Iluminação: Jorginho de Carvalho
Maquiagem: Larissa Yumi
Fotos: Janayna Leite Rolim e Ricardo Molina
Classificação etária: Livre
Duração: 50 min.