Núcleo Ás de Paus, de Londrina, compartilha experiências lúdicas com pernas de pau, em apresentação na Vila Marízia, neste domingo (27), durante a Mostra Nacional de Artes Cênicas do FILO
“Encontro de Gigantes” é o trabalho que o Núcleo Ás de Paus apresenta neste domingo (27), na programação da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2019. O grupo londrinense estará na Vila Marízia (zona leste) às 11h30 para uma experiência lúdica, em que crianças e adolescentes possam se descobrir gigantes por meio da brincadeira com as pernas de pau, que atravessa épocas e permeia diversas culturas. O espetáculo e a vivência são gratuitos e abertos a pessoas de todas as idades.
O Ás de Paus lança esta proposta de compartilhamento da prática da perna de pau, possibilitando brincadeiras e vivências teatrais com várias comunidades. “Encontro de Gigantes” acontece em formato de aula-espetáculo e celebra a existência milenar das pernas de pau.
Seja como um elemento utilizado pelos pastores para arrebanhar suas ovelhas; como um instrumento para atravessar terrenos com lama, coletar frutos e percorrer longas distâncias; como um elemento ritualístico presente em diferentes cultos ou como uma brincadeira que atravessa épocas e permeia diversas culturas, a perna de pau é responsável, segundo o grupo,por transformar a dimensão do ser humano, colocando-o em uma outra perspectiva. Como num passe de mágica, todos se tornam gigantes.
O projeto, que é patrocinado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), é uma realização do Núcleo Ás de Paus, com apoio da Ibirá Cultural e do MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.
O Ás de Paus surgiu em 2008, em Londrina. O Núcleo é um coletivo de artistas que se uniram por uma pesquisa teatral pautada no trabalho colaborativo. Em suas produções, instrumentos de equilibrismo como pernas de pau, muletas e bastões, entre outros, formam os denominados “prolongamentos do ator”, síntese de um entendimento continuamente pesquisado por seus integrantes em estudo diário. O grupo tem no currículo os espetáculos “A Pereira da Tia Miséria” (2010), “Singra” (2013), “Donantônia” (2016), “Encontro de gigantes” (2019) e a leitura dramática de Hamlet Machine (2011).
FICHA TÉCNICA
Direção e Produção: Núcleo Ás de Paus | Dramaturgia: Camila Feoli | Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Camila Feoli, Luana Rodrigues e Thunay Tartari | Cenotécnico: Rogério Francisco Costa | Registro Audiovisual: Arthur Ribeiro | Fotografia: Jaqueline Vieira | Arte Gráfica: Studio Lasca
Assessoria de Comunicação
Mostra Nacional de Artes Cênicas
FILO 50 + 1
MOSTRA NACIONAL DE ARTES CÊNICAS – FILO 50 + 1
De 24 de outubro a 5 de novembro
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Ponto de vendas: Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656) – Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábados, das 9 às 13 horas.
Pela internet: https://www.sympla.com.br/FiloMostraNacionalDeArtesCenicas.
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)
Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf , Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis
Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL).